15h15min - 21 de Março de 2014 Atualizado em 15h17min

Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais chega a Sabará, na RMBH

A estrutura vai permitir o acesso gratuito à Educação a Distância (EAD), ofertando novos cursos de formação profissional e de graduação tecnológica

Divulgação/Sectes
Unidade da Uaitec de Sabará foi inaugurada nesta sexta-feira, pelo secretário-adjunto da Sectes

A formação e a qualificação profissional do cidadão é hoje uma das ações estratégicas do Governo de Minas. Dando mais um passo neste sentido, nesta sexta-feira (21/03), o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vicente Gamarano, inaugurou a unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), em Sabará. A estrutura local, que atende a cerca de 20 mil pessoas por ano, vai permitir o acesso gratuito à Educação a Distância (EAD), ofertando novos cursos de formação profissional e de graduação tecnológica. A nova unidade está localizada na rua Mariana, 3.001, bairro General Carneiro.

O Uaitec é um programa gratuito do Governo de Minas, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que está sendo implantado em todas as regiões do Estado. Atualmente, estão sendo oferecidos à população os cursos de idiomas (inglês, espanhol e português), Tecnologia da Informação (vocepontocom, profissionalemtipontocom e professorpontocom); e os MOOCs - cursos abertos online e o inédito MBA em Engenharia e Inovação, que estão com inscrições abertas.

Durante a solenidade de inauguração da unidade em Sabará, houve exibição do vídeo sobre os laboratórios virtuais da rede Uaitec com conteúdos de química, física, biologia, informática e libras. Foi realizada, ainda, uma demonstração das funcionalidades dos equipamentos por meio de uma videoconferência entre a Uaitec de Sabará e a Sectes, com a participação do chefe de gabinete, Leandro Lima, e do coordenador da Assessoria de Comunicação Social, William Santos.

Ações nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação

O secretário-adjunto da Sectes fez um detalhamento das principais ações do Governo de Minas, sobretudo nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Ele reforçou a ideia de que a transformação do Brasil passa necessariamente por investimentos nessas áreas, durante décadas seguidas.

Gamarano aproveitou para fazer um retrospecto da chegada dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e os Telecentros em Minas Gerais, que hoje facilitam muito a implantação do programa Uaitec. Ele lembrou de autoridades mineiras que se foram ao Ceará para conhecer o então programa de inclusão digital e trazer a experiência para Minas Gerais, entre eles os secretários Narcio Rodrigues (Sectes) e Bilac Pinto (Sedru). "O programa de Minas Gerais se tornou o maior do Brasil e um dos mais importantes da América Latina", ressaltou.

O secretário falou também das possibilidades gratuitas ofertadas pelo Estado para que o cidadão consiga atingir seus objetivos profissionais. Ele lançou e entregou aos sabarenses os novos conteúdos didáticos. Referiu-se aos novos cursos e a parceria com a empresa Veduca para facilitar o acesso dos mineiros a algumas das melhores universidades do mundo.

O presidente da Associação Fundamental Cidade Feliz (Funcif), Fábio Tadeu dos Santos — responsável pela gestão da Casa Azul, onde se encontra o Uaitec em Sabará — disse que a chegada da Uaitec é muito relevante para continuar a missão de qualificar as pessoas em Sabará. Agradeceu à Sectes pela parceria de anos que só traz benefícios à sociedade.

Em agosto, serão ofertados seis cursos de graduação tecnológica, cuja duração é de três anos. O edital do vestibular para esses cursos de graduação estão sendo elaborados pela Subsecretaria de Ensino Superior. Eles atenderão a três eixos temáticos: Sustentabilidade (Superior de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental); Gestão (Gestão Pública e Gestão de Saúde Pública) e Tecnologia de Informação (Tecnologia em Sistema para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas).

Espaço Cultural

A Uaitec de Sabará, a exemplo das demais unidades já entregues à população, ganhou um espaço cultural com o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, cultura ou produção do conhecimento. Em Sabará, o homenageado foi Luiz Alves dos Santos, renomado professor, escritor, poeta e cronista sabarense. Ele agradeceu a lembrança do seu nome para a destinação de um espaço especial, revelando que continuará escrevendo e se inspirando em Sabará, sempre com muito amor até os últimos dias de sua vida.