10h50min - 12 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h00min

UTI Pediátrica do Hospital João XXIII completa 30 anos

Unidade apresenta resultados equivalentes aos das melhores unidades de países desenvolvidos

Pioneira nos cuidados intensivos de crianças e adolescentes vítimas de causas externas, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica dos Hospital João XXIII completa 30 anos nesta quarta-feira (12/8).

A unidade, que tem 11 leitos e recebe cerca de 250 pacientes por ano, apresenta índice de mortalidade em pacientes com traumatismo crânio-encefálico grave abaixo de 10% e de mortalidade geral em torno de 5%, resultados equivalentes aos das melhores unidades de países desenvolvidos. Com relação a infecções, apresenta índices abaixo dos esperados naqueles países.

Segundo o gerente Assistencial do HJXXIII, o pediatra intensivista Sérgio Diniz Guerra, os recursos disponíveis equiparam-se aos de UTIs pediátricas de grandes centros de países desenvolvidos, com equipamentos de monitoração e terapêutica neurológica, respiratória, cardiovascular, renal e ortopédica, incluindo hemodiálise e ultrassonografia à beira do leito.

“Mesmo com todos estes recursos, o maior patrimônio é a equipe, que soube evoluir e renovar-se durante três décadas. Hoje, mesclando profissionais jovens e experientes, o grupo valoriza muito a avaliação clínica, o diálogo e o aprendizado contínuo, direcionando o tratamento às necessidades de cada indivíduo e família”, ressalta Sérgio Guerra, que é referência técnica da UTI Pediátrica.

A equipe multidisciplinar contabiliza mais de cem trabalhos publicados em congressos ou Periódicos Científicos, além de livros e capítulos sobre terapia intensiva e causas externas. Foram ainda cinco dissertações de mestrado e uma tese de doutorado defendidas na UFMG por profissionais do setor a partir de investigações realizadas na unidade. Todas aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Fhemig e da UFMG.

Participação da família

São internados na UTI, predominantemente, pacientes vítimas de causas externas (acidentes de trânsito, agressões, quedas, queimaduras, intoxicações, acidentes com animais peçonhentos), mas recebe também casos clínicos, como broquiolite, asma, pneumonia, sepse, entre outros.

A equipe é composta por médicos, enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, pessoal de limpeza e secretárias, serviço de apoio (setor de imagem, laboratório, nutrição e dietética, agência transfusional).

Há mais de 18 anos as famílias acompanham a internação em tempo parcial ou integral, dependendo das condições individuais. Presenciam, inclusive, procedimentos e discussões clínicas com o objetivo de se manter transparência de condutas e estreitar vínculos de confiança.

Além disso, há momento diário de conversa reservada  entre médico, psicólogo e familiares. Essas atitudes fazem com que os pais ou responsáveis contribuam muito para a recuperação dos pacientes e para o bom ambiente da Unidade.

A operadora de caixa Cleide Oliveira Mediana, 29 anos, é tia de G.D.O., 5 anos, que no dia 4 de junho sofreu um acidente de carro, quando perdeu a mãe, o avô e  o padrasto.  Sobreviveram G. e o tio E.D.S., 17 anos. O menino permaneceu internado na UTI por quase um mês e Cleide, que é tia por parte de pai, ficava ao lado do sobrinho durante todo o dia. Chegava pela manhã e ia embora a noite

G. e E. ficaram internado na  UTI Pediátrica, um ao lado do outro, não por coincidência, mas por iniciativa da equipe para beneficiar os familiares na visita e também para ajudar na recuperação dos dois. “Tomei um susto quando vi um ao lado do outro. A equipe pensou o quanto isto poderia facilitar para os familiares nas visitas e também aos dois quando não tem nenhum de nós  perto”, comenta Celide.

Para Cleide, o trabalho dos profissionais é excelente. “Aqui eu me sinto acolhida, estou próxima a pessoas que me querem bem e ao meu sobrinho. Tudo aqui é excelente, os profissionais, a atenção na hora de dar a notícia, a preocupação com os familiares. Aqui só não tem jeito quando o senhor fala: acabou, vou levar comigo.  Que Deus abençoe todos muito”.  G.D.O. teve alta hospitalar em julho.

Parcerias

A unidade mantém há 20 anos o Programa em Terapia Intensiva Pediátrica junto com o Hospital Infantil João Paulo II, recebendo ainda residentes de vários serviços de Minas Gerais, da Santa Casa de Misericórdia de Belém do Pará e do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, uma das melhores instituições pediátricas do país.

A equipe exerce também importante papel no acolhimento de famílias de pacientes com suspeita de morte encefálica. E, uma vez feito criteriosamente o diagnóstico, trabalha para identificar e respeitar o desejo da família em relação à doação de órgãos e tecidos.

A equipe incentiva a visita de irmãos a partir de três anos para crianças internadas, desde que eles manifestem o desejo para os pais. A criança visitante é preparada previamente e acompanhada por psicólogo e pediatra, em horário agendado exclusivamente para ela. Os resultados têm surpreendido positivamente com benefícios para toda a família.

Formação de profissionais

Muitos dos residentes formados na UTI Pediátrica exercem hoje cargos de liderança em importantes instituições, como, por exemplo, a direção do Hospital Infantil João Paulo II,  do Hospital João XXIII e da Clínica Pediátrica do Hospital da Unimed.

A diretora geral do Hospital João XXIII, Tatiane Miranda, foi residente da UTI pediátrica em 2002. “Fico feliz pelo que a UTI Pediátrica representa para o hospital e para a população. O acolhimento da família do paciente, o trabalho em equipe. Merece o reconhecimento pela direção do hospital, população que lá foi atendida por todo o trabalho que é feito com qualidade, dedicação, seriedade, um trabalho humanizado”, diz Tatiane, que antes de assumir a direção da unidade foi gerente assistencial e trabalha no hospital desde 2001.