Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

09h05min - 23 de Agosto de 2013 Atualizado em 09h05min

Utramig firma parceria para oferecer curso inédito em Minas Gerais

O programa tem como meta a formação de 50 profissionais mineiros em Ensaios Não Destrutivos

A Fundação Utramig, o Centro de excelência para o Desenvolvimento do Ser Humano (ACADEMIA BC) e a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI) com a interveniência da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), firmaram parceria para qualificar profissionais na área de Ensaios Não Destrutivos (END). O programa tem como meta a formação de 50 profissionais com a oferta de treinamentos teóricos e práticos, bem como a certificação de 25 trabalhadores na área.

O objetivo é implantar em Minas Gerais o programa piloto de formação técnica de profissionais em END para atender a indústria mineira em diversos setores como o siderúrgico, automobilístico, metal-mecânico e bens de consumo. “Trata- se de um projeto inovador, estou convicto de que a partir desta parceira nascerão vários outros projetos como este” disse o diretor executivo da ABENDI, João Augusto Conte.

A implantação dessa formação profissional técnica diferenciada é voltada a suprir a crescente demanda da indústria mineira e antecipar cenários de desenvolvimento. Minas Gerais possui o segundo maior parque industrial do país e as principais indústrias que atuam no Estado utilizam END em seus processos. Para o Superintendente de Formação e Qualificação para o Trabalho da SETE, Bruno Magalhães, o projeto capacitará cidadãos que alcançarão postos de emprego de qualidade com rapidez, gerando produtividade e riqueza para Minas.

O presidente da Utramig, José Murilo Resende, ressalta que no Brasil há uma enorme escassez de profissionais nessa área, e algumas empresas nacionais têm que recorrer á contratação de pessoas qualificadas em outros países. O curso deverá estar disponível aos profissionais e à indústria até o final de 2013.

Ensaios Não Destrutivos

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção em vários setores industriais, como por exemplo, o de petróleo e gás, petroquímico, aeroespacial, siderúrgico, mineral, naval, automotivo, e que estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para reduzir os custos e aumentar a competitividade da indústria.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato