Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

17h02min - 21 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h03min

Utramig recebe visita de estudantes da República do Haiti

Haitianos fazem parte do “Programa de Capacitação para Jovens de Países em Reconstrução do Centro Universitário Izabela Hendrix”

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), recebeu nesta segunda-feira (21) a visita de sete estudantes da República do Haiti. Os haitianos fazem parte do “Programa de Capacitação para Jovens de Países em Reconstrução do Centro Universitário Izabela Hendrix”, que tem por objetivo ofertar bolsas gratuitas de graduação para jovens de países em situação de vulnerabilidade.

O Governo de Minas, a Fundação João Pinheiro, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Izabela Hendrix, organizaram, desde maio, uma série de workshops para os haitianos, com objetivo de ampliar a qualificação dos estudantes, principalmente com relação às políticas públicas brasileiras, para criar gestores qualificados para a reconstrução do Haiti. A visita faz parte do Módulo Empreendedorismo.

Os estudantes se reuniram com o vice-presidente da Utramig, Jovanildo Edson Rodrigues e assistiram uma palestra com o chefe de gabinete, Felipe Carrara.  Em seguida conheceram toda a estrutura das salas de aula, laboratórios, auditórios e conversaram com alunos do Sistema de Educação Inclusiva, que atente alunos com necessidades especiais visuais e auditivas.

“Essa visita foi ótima e junto com todos os workshops está sendo muito útil para nossa formação, porque mesmo que estejamos cursando engenharia o conhecimento adquirido vai ser muito útil para nossa vida”, revela Maudeline Joseph, que cursa engenharia ambiental e sanitária.

Durante a semana, dentro do Módulo Empreendedorismo, os haitianos ainda vão conhecer os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Aglomerado da Serra e o BHTEC.