Trabalho / Social

11h56min - 28 de Julho de 2015 Atualizado em 14h11min - 29 de Julho de 2015

Utramig tem vagas disponíveis em cursos gratuitos no ensino técnico

Parceria com empresas facilita colocação no mercado de trabalho. Inscrições vão até o dia 2 de agosto pelo site do Sisutec

Divulgação/Utramig
Fundação oferece vagas para Enfermagem, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Eletrônica e Informática

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), escola profissionalizante do Governo de Minas Gerais, possui vagas em aberto para cursos técnicos de Enfermagem, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Eletrônica e Informática. Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem na unidade-sede da fundação, em Belo Horizonte.

As vagas são remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) para cursos ministrados em Belo Horizonte. Trata-se de boa oportunidade para jovens se qualificarem e entrarem no mercado de trabalho.

As aulas acontecem na unidade-sede da fundação. São oferecidas vagas para os três turnos: manhã, tarde e noite. Os cursos têm um ano e meio (três semestres) de duração e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto, pelo site www.sisutec.mec.gov.br.

Para que o interessado concorra às vagas é preciso ter concluído o ensino médio em 2012, 2013 e 2014, ou mesmo em 2015, no caso de alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

É também condicionante ao candidato ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2014, uma vez que o ingresso do aluno aos cursos ocorre via Sisutec, na modalidade de ensino subsequente.

Das vagas pactuadas pela Utramig com o Ministério da Educação (MEC), 80 já foram preenchidas. As vagas são atualizadas diariamente e, por esse motivo, o interessado deve ficar atento ao portal do Sisutec para encaixar sua nota do Enem e concorrer ao curso de seu interesse.

Parcerias garantem estágio e emprego

A nova direção da Utramig, que tomou posse junto com o Governo Fernando Pimentel, vem fortalecendo parcerias com entes públicos e privados para garantir qualificação, inserção e inclusão social de seus alunos também com a realização dos estágios obrigatórios.

A presidente da fundação, Liza Prado, comemora os primeiros resultados. “Ampliamos as parcerias para que os estudantes tenham perspectivas após os cursos. Com isso, laboratórios, hospitais, prefeituras, supermercados, creches e empresas de mineraçãovêm acolhendo alunos para as experiências de estágio supervisionado”, afirma.

As intervenções da nova gestão foram percebidas pela ex-aluna Barbara Hellen da Silva, que há uma semana concluiu o curso técnico de Enfermagem e hoje faz estágio no Hospital Mater Dei, um dos parceiros da Utramig.

“Estou amando a prática no estágio. O que começou como segunda opção de vida profissional agora vem com novas perspectivas. Espero, em breve, ser aprovada em concurso ou mesmo ser contratada pelo hospital”, pontua a ex-aluna.

Qualidade reconhecida no mercado

Os cursos da Utramig asseguram a seus estudantes aproveitamento quase imediato no mercado de trabalho. Mesmo assim, o conteúdo vem sendo aprimorado, com novas disciplinas e aumento da carga horária.

Para este segundo semestre de 2015, todos os cursos técnicos terão o acréscimo 20 horas/aula para formação ao mercado de trabalho, com a inclusão da disciplina de Comportamento, que será ministrada pela gestora de Recursos Humanos, Claudia Simão.

O diretor de Ensino e Pesquisa da fundação, Lindomar Gomes, destaca o diferencial dos cursos que estão com inscrições abertas por meio do Sisutec. Confira no quadro abaixo.

Inscrições e matriculas

Após ter sua inscrição confirmada pelo Sisutec, o interessado deve realizar sua inscrição, que deveser feita pessoalmente, mediante apresentação dos seguintes documentos:

- Ficha de inscrição assinada;

- Termo de compromisso (somente para alunos bolsistas do Pronatec e Sisutec);

- Cópia da Carteira de Identidade ?RG;

- Cópia do Cadastro de Pessoa Física ?CPF;

- Cópia do diploma registrado ou certificado de conclusão de curso do nível de escolaridade exigido pelo curso pretendido;

- 3 fotos 3x4;

- Comprovante de residência;

-  No caso do sexo masculino, certificado de reservista ou de atirador.

As cópias do RG e do Diploma poderão ser autenticadas por funcionários da Secretaria Escolar mediante apresentação dos originais.

As matrículas podem ser feitas das 8 às 18h, com a documentação completa exigida.

Há 50 anos a Utramig forma alunos nos diversos níveis de ensino. A escola fica na Avenida Afonso Pena 3.400, no bairro Cruzeiro. Mais informações na Secretaria da Escola, pelo telefone 31- 3263-7500.