Minas por Região
Saúde

10h37min - 27 de Novembro de 2014 Atualizado em 10h35min

V Simpósio de diabetes do Ipsemg reúne beneficiários para diversas atividades

Os participantes tiveram palestras e oficinas com o tema central “Vida Saudável e Diabetes”

Lucília Lopes
V Simpósio de Educação em Diabetes, promovido pelo Ipsemg
V Simpósio de Educação em Diabetes, promovido pelo Ipsemg

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) encerrou nessa quarta-feira (26/11) o V Simpósio de Educação em Diabetes. Palestras e oficinas tiveram como tema central “Vida Saudável e Diabetes”. As atividades do dia começaram com exercícios de Lian Gong, uma milenar terapia oriental que alia a tradição das artes corporais chinesas aos conhecimentos da medicina ocidental moderna. Ao mesmo tempo, as pessoas presentes puderam medir o nível de glicose no sangue.

Na sequência, o nutrólogo Flávius Marinho Vieira, médico do NUPS, falou sobre qualidade de vida e diabetes. Ele abordou o tema central destacando os pilares para manter uma vida saudável após o diagnóstico de uma doença que hoje atinge cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Primeiro é necessário entender e conhecer os sintomas da doença; depois controlar o diabetes e aí entra a mudança no estilo de vida que inclui fazer exercícios regulamente e buscar ajuda com profissionais de saúde que possam dar orientação segura sobre o assunto”.

O especialista faz questão de explicar que “dieta” é uma palavra que vem do grego e que significa exatamente “mudança de estilo”. Ele ressalta também que o pai da medicina, o grego Hipócrates, ainda na antiguidade, dizia que era preciso “fazer do alimento o medicamento para uma vida com saúde”.

A endocrinologista Adelaide Andrade Rodrigues falou sobre os fatores que influenciam no resultado do tratamento do diabetes e destacou que o comportamento da pessoa é fundamental para os resultados na saúde. Segundo ela, comer de forma saudável, ser fisicamente ativo, monitorar a glicose, tomar corretamente os medicamentos, buscar solução para os problemas, reduzir riscos e conviver com o diabetes são fatores que contribuem positivamente para o paciente. Já as situações de negação da doença, ansiedade, estresses emocional e físico, baixa confiança, desconhecimento e ausência de metas são extremamente negativas. 

Para comprovar as palavras da médica, a professora aposentada Maria da Conceição Cardoso Leite, 73 anos e 46 convivendo com o diagnóstico de diabetes reafirma que foram primordiais para ela a disciplina e a aquisição de conhecimentos sobre a patologia. “Nunca me deixei abater e desde a fundação do grupo aqui no Ipsemg, eu participo e me informo sobre como agir. No início foi muito difícil porque o acesso a medicamentos e a alimentos apropriados era mais escasso. Hoje não. Faço exercícios físicos, cuido da minha alimentação e da minha família e digo para outras pessoas que também têm diabetes que é só olhar para mim e comprovar o quanto é importante ter disciplina e conhecimento sobre como lidar com a doença.”

Coordenado pela enfermeira e psicóloga Fátima Campos, o grupo de Diabetes faz encontros semanais e, mensalmente, um profissional da área de saúde ministra palestras sobre temas relevantes. “Os grupos instrutivos recebem aquelas pessoas que acabaram de descobrir que estão diabéticas e os grupos psicoeducativos têm encontros regulares nas quartas e sextas-feiras aqui no Centro de Especialidades Médicas”, esclarece.

Em um balanço sobre o trabalho, Fátima Campos salienta que “atender essas pessoas nos faz repensar nosso estilo de vida. O retorno que temos é muito grande porque vemos os resultados que são comprovados pelos padrões adotados pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Nossos pacientes estão controlados e se mantêm saudáveis”.

O evento teve início no dia 18 de novembro com oficinas, palestras e atividades culturais e, nesta quarta-feira, contou com a apresentação do grupo de teatro do Centro de Referência da Pessoa Idosa, da Prefeitura de Belo Horizonte.

Promoção da Saúde

Os beneficiários da Assistência à Saúde Ipsemg, interessados em conhecer os programas e participar das atividades do Núcleo de Promoção da Saúde podem ligar para 31- 3247-3350. O NUPS funciona de segunda a sexta-feira, no 2º andar do Centro de Especialidades Médicas, rua Domingos Vieira, 488.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato