Minas por Região
Social | Trabalho / Social

09h39min - 02 de Dezembro de 2013 Atualizado em 09h40min

Valores de Minas estreia na capital o espetáculo “GarimpAR”

“GarimpAR” conta a estória de um ex-garimpeiro cego que sonhou encontrar o “diamante amarelo”, que, de tão luminoso, o fez voltar a enxergar

Guto Muniz
A cada ano, o Valores de Minas seleciona estudantes para as oficinas e experiências em artes
A cada ano, o Valores de Minas seleciona estudantes para as oficinas e experiências em artes

A história de Minas Gerais inspirada no garimpo é o tema do nono espetáculo criado e apresentado pelo Valores de Minas, que reúne cerca de 500 jovens, estudantes da rede pública de ensino, com estreia no dia 3 de dezembro. Esse é um programa social do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), lançado em 2005 em parceria com o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que apresenta, como síntese das experiências deste ano, o espetáculo “GarimpAR”.

Para a presidente do Servas, Andrea Neves, “esse é um programa que oferece condições para que os nossos jovens fortaleçam suas identidades e se sintam seguros e orgulhosos da sua própria capacidade transformadora para conquistar e construir seu futuro”.

A cada ano, o Valores de Minas seleciona estudantes para as oficinas e experiências em artes, frequentadas em turno diferente das suas escolas. Para participar, os jovens recebem uniforme, vale transporte para o deslocamento até o espaço próprio do programa, no Bairro do Horto, lanche, almoço e jantar.

Teatro, música, dança, artes visuais, envolvendo desde a criação de figurinos, adereços, trilha sonora são trabalhados pelos alunos, ao longo do ano, sob a supervisão dos professores. O espetáculo de 2013, uma fábula contemporânea, faz um recorte da memória de Minas. O processo de criação, a partir de pesquisas étnicas, culturais e históricas realizadas pelos jovens, integrantes do Programa, resgata temas da história do garimpo nas Minas Gerais, como Vissungos, uma língua cantada africana e a cultura Bantu.

“GarimpAR” conta a estória de um ex-garimpeiro cego que, um dia, sonhou  encontrar o “diamante amarelo”, a pedra mais bonita e valiosa das Gerais que, de tão luminosa, o fez voltar a enxergar. A fábula é ambientada em Eldorado das Gerais, uma grande cidade vertical, onde, após o fim do garimpo, é praticada a exploração de ar puro. O desenrolar da trama e os personagens da trama, mostram os quatro andares da cidade vertical e as histórias dos povos que ali habitam.

O processo de criação dos espetáculos do Valores de Minas atendem um plano pedagógico que valoriza tanto o resultado em si – a obra – quanto o processo de criação. “Da forma mais democrática, durante laboratórios coletivos de criação, todas as áreas se reúnem para apresentar suas propostas. Cada integrante tem voz ativa, transformando o espetáculo em algo ‘seu’. Os jovens são mais que atores na obra, são os verdadeiros autores”, explica a coordenadora do Valores de Minas e diretora do espetáculo Samira Ávila.

De acordo com a metodologia própria desse programa, ao longo do ano, os jovens têm aulas e experiências nos campos do circo, dança, teatro, artes visuais e música (canto, percussão e harmonia). Todos participam da montagem multidisciplinar que faz parte do processo pedagógico do Núcleo, desde a definição do tema, da produção, trilha sonora, criação de figurinos e adereços.

Até 2012, o programa apresentou oito espetáculos, elogiados pelo público e crítica, aplaudidos por cerca de 40 mil pessoas: “Delírio Barroco”, “Estrada dos Sonhos”, “Opara”, “Sempre Alegre Miguilim”, “Metrópole”, “O Herói e a Armadura”, “A Lira e o Tambor” e “Ali(ce)ia”.

Estampas exclusivas

Os alunos do Valores de Minas realizam como atividade extracurricular o Laboratório de Figurino, no qual assinam a coautoria, sob a orientação dos figurinistas Jonnatha Horta Fortes e Morgana Marla, do figurino do espetáculo.

Inovadores e ousados, os jovens criadores deste ano também têm uma novidade: eles criaram estamparias exclusivas para tecidos dos figurinos, a partir de pesquisa sobre os azulejos do artista plástico Athos Bulcão. Outra novidade é a parceria com a Criata Estamparia Digital, que abraçou a ideia e produziu e doou 240 metros de tecidos, com as seis criações dos jovens para o espetáculo GarimpAR. “Esta parceria, além de incentivar as ações do projeto Laboratório de Figurino, possibilitou um resultado estético impactante”, avalia Samira Ávila.

O Laboratório de Figurino foi criado em 2010 com o intuito de aproximar o jovem aluno do processo de criação das peças e, a partir dessa experiência, inseri-lo como co-criador de mais uma importante linguagem na construção do espetáculo. O Laboratório propõe ainda envolver os jovens em outros processos de criação do vestuário e, principalmente, na pesquisa relacionada à moda, arte, cultura e especificamente figurino.

Serviço

Espetáculo: “GarimpAR”

Datas: 3/12 – 20h; 4/12 às 20h; 5/12 às 20h; 6/12 às 20h; 7/12 às 17h e às 20h e 8/12 às 16h e às 19h.

Local: Plug Minas - Rua Santo Agostinho, 144, Bairro Horto.

Entrada: 1 quilo de alimento não perecível.

Mais informações: 3212-7655 e 2533-8400

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato