Meio Ambiente | Saneamento

19h14min - 10 de Abril de 2015 Atualizado em 19h14min

Varginha receberá programa Cultivando Água Boa

Mais de 70 prefeitos da região Sul de Minas Gerais participaram da apresentação do programa, que conta com a parceria da Copasa

Copasa/Divulgação
Diretor de Itaipu, Nelton Friedrich, em palestra com prefeitos da região Sul

Mais de 70 prefeitos da região Sul de Minas Gerais, cujas cidades possuem a concessão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) participaram nessa sexta-feira ( 10/4), em Varginha, da apresentação do Programa Cultivando Água Boa (CAB), uma iniciativa socioambiental desenvolvida pela Itaipu Binacional, para promover a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e da biodiversidade, além de promover o respeito e o cuidado com o meio ambiente.

Para o Diretor de Operação Sudoeste da Copasa, João Bosco Senra, a etapa de hoje foi o pontapé inicial da implantação do programa em Varginha. “A ideia é fazer com que as pessoas pudessem conhecer e se sensibilizar com o programa, que busca a articulação entre os diversos atores envolvidos, seja os Governos Federal, Estadual, Municipal, e a sociedade civil, para alcançarem um objetivo comum”, disse. “Foi uma surpresa agradável ver a receptividade que tivemos aqui com a presença significativa de representantes municipais”, destacou.

O vice-presidente da Copasa, Junior Miranda, acredita que a implantação do Cultivando Água Boa é a melhor solução para a situação hídrica enfrentada atualmente. “Inicialmente será implantado em Varginha, mas vamos trabalhar para atender o estado inteiro. Tenho a certeza de que da mesma forma que ele já é um sucesso no sul do país, será um sucesso aqui também”, concluiu.

Para o prefeito de Varginha, Antônio Silva, a cidade se sente muito honrada em sediar um evento deste porte. “O Cultivando Água Boa é um programa de várias virtudes, e a principal delas é nos dar a oportunidade de discutir sobre a preservação e os cuidados com a água em um momento tão oportuno. O país vive uma crise hídrica que precisa ser enfrentada com competência e responsabilidade”, disse.

A primeira parte do evento, que aconteceu na Cidade Universitária do UNIS, no Parque Mariela, foi conduzida pelo diretor de coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, que apresentou o programa para os prefeitos e os resultados alcançados no Paraná, onde o CAB já é um caso de sucesso.

“O Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, por isto o seu nome está no gerúndio. Ele envolve a participação de aproximadamente dois mil parceiros no Paraná, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas”, explicou Friedrich. Em Minas Gerais, a implantação do CAB veio a partir da assinatura de um acordo de cooperação técnica do Governo Estadual e a Itaipu Binacional. A segunda parte do evento contou com a participação de entidades e a comunidade local para a troca de ideias e opiniões.

Prefeito encaminha renovação de concessão da Copasa em Varginha

Durante a apresentação do CAB, o prefeito de Varginha apresentou a lei autorizativa para a renovação da concessão pela Copasa dos serviços de água e esgotamento sanitário no município. O documento, que será enviado à câmara municipal, destaca estudos realizados pelo município que apontam os benefícios em seguir com a Companhia.

“A Copasa é a melhor alternativa, tendo em vista a alta qualidade da água que os cidadãos recebem em casa e do esgoto, que é tratado por ela”, afirma o prefeito de Varginha, Antônio Silva. Na cidade, a Copasa vai começar a operar, também, o primeiro aterro sanitário.

Carvalhópolis contará com os serviços da Copasa por mais 30 anos

Neste mesmo dia, o prefeito de Carvalhópolis, Gilson Ferreira de Moraes, assinou a renovação do contrato de concessão dos serviços de abastecimento com a Copasa por um período de mais 30 anos. “Decidimos renovar este contrato pois sabemos que nenhuma outra empresa tem o know-how que a Copasa tem para exercer esta função na cidade. Vimos a aceitação e a satisfação que a população tem com a Companhia e isso nos motivou a querer a renovação do contrato”, explicou o chefe do executivo durante a apresentação do programa Cultivando Água Boa.