Reforma Agrária

16h31min - 28 de Novembro de 2007 Atualizado em 07h47min - 28 de Junho de 2013

Várzea da Palma: seminário avalia situação de assentamentos

VÁRZEA DA PALMA (28/11/07) – Nesta quinta-feira (29), acontece o 1º Seminário Regional de Reforma Agrária de Várzea da Palma, que reunirá cerca de 500 produtores de assentamentos localizados em seis municípios: Várzea da Palma, Pompéu, Joaquim Felício, Pirapora, Buritizeiro e Ibiaí. A abertura será às 9h30, no Palmas Clube (rua Salvador Roberto, sem número). O encontro é preparatório para o seminário estadual, que será realizado em 2008 e vai discutir as perspectivas para a melhoria da qualidade de vida e da produção nos assentamentos de Minas Gerais.

Além de palestras e troca de experiências entre os assentados, haverá entrega de insumos agrícolas do programa Minas Sem Fome, do Governo do Estado, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

O município de Várzea da Palma também está incluído no Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), uma iniciativa da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), implementada com apoio da Emater-MG, o objetivo é o combate a pobreza e proporcionar melhores condições de vida do meio rural.

Em Várzea da Palma, a atividade predominante na região é a pecuária de corte, mas, segundo o engenheiro agrônomo da Emater-MG Regivaldo Moreira Dias, os produtores estão sendo incentivados a investir na pecuária leiteira, que proporciona maior rendimento.

"No assentamento Correntes, que tem 238 famílias atendidas, já foram implantados três tanques de expansão e foi criada recentemente uma cooperativa, o que certamente vai ajudar as famílias a obterem melhores condições para comercializar seus produtos", informa o extensionista rural. Outra vantagem do trabalho em cooperativa é a possibilidade de realizar compras conjuntas de insumos e equipamentos, o que significa mais economia.

Um novo mercado potencial para os assentados da região é o de biocombustíveis. Os novos proprietários rurais de Várzea da Palma têm perspectiva de plantar 400 hectares de mamona já para a próxima safra, cuja produção será escoada para a usina de biodiesel que está sendo construída pela Petrobras, em Montes Claros.

O 1º Seminário Regional de Reforma Agrária de Várzea da Palma é uma realização do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater-MG, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).