Segurança / Defesa Social

18h53min - 10 de Julho de 2014 Atualizado em 10h32min - 11 de Julho de 2014

Viaturas policiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebem GPS

Com a nova tecnologia é possível identificar, a cada 10 segundos, o posicionamento exato dos veículos, facilitando a tomada de decisões

Divulgação/Seds

Cerca de 1.700 viaturas policiais da Região Metropolitana de Belo Horizonte já contam com equipamentos para rastreamento veicular por Global Positioning System (GPS). A tecnologia aprimora o monitoramento e o controle da frota, reduzindo o tempo de atendimento às demandas dos cidadãos. A previsão é que, até setembro, o GPS esteja instalado em 2.500 veículos, 2.200 da Polícia Militar e 300 da Polícia Civil.

Os aparelhos estão sendo instalados em viaturas utilizadas para a realização de funções finalísticas das corporações, como aquelas utilizadas pela Polícia Militar no policiamento ostensivo ou atendimento às chamadas direcionadas ao telefone 190. Na Polícia Civil, os equipamentos foram instalados prioritariamente em rabecões, viaturas da criminalística e unidades especializadas. O investimento total no projeto é de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

Com a utilização desta nova tecnologia é possível identificar, a cada 10 segundos, o posicionamento exato dos veículos, facilitando a tomada de decisões relacionadas à utilização dos recursos. Após a identificação da localização de cada viatura, é definida a estratégia de deslocamento para o atendimento das ocorrências, o que reduz o tempo de espera da população e, ainda, racionaliza o uso de recursos pelo Estado.

Para o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o GPS representa um investimento cujo custo benefício é muito importante para a atuação em segurança pública. "Por um lado, acelera o atendimento do indivíduo nas ocorrências típicas de emergência. Por outro lado, possibilita às polícias realizarem atividades de comando e controle de seu trabalho diário", explicou.

O sistema

O rastreamento e o consequente despacho das viaturas ocorrem no Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD), que tem por finalidade centralizar o atendimento de chamadas telefônicas de emergência policial e de bombeiros, realizadas através dos números 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Martins Sant´Ana, somente a Polícia Militar recebe uma média diária de 19 mil ligações pelo 190, das quais 25% resultam em chamadas de emergência que serão, portanto, beneficiadas pela utilização do novo sistema.

Com a instalação do GPS, além da localização das viaturas é possível verificar se elas estão disponíveis ou ocupadas, ligadas ou desligadas, qual o efetivo empenhado, entre outras informações. Tudo fica registrado em um banco de dados do sistema, sem prazo para ser expurgado.

O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Oliveira Santiago, lista os benefícios da utilização do GPS para a corporação: "economia de recursos, agilidade, efetividade na prestação do serviço e, além disso, controle efetivo da utilização desse veículo".

Novas tecnologias

De acordo com o sub-chefe da Assessoria Técnica do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS/PM), capitão Marckheuber, o objetivo é que, posteriormente, o novo sistema possa ser acessado de dispositivos móveis. "Queremos disponibilizar em tablets e smartphones, para que os policiais possam gerenciar do próprio local de atendimento", afirmou.

O secretário Rômulo Ferraz lembra que, além do GPS, recentemente foi feito um importante investimento em tecnologia, com a implantação da Delegacia Virtual, que vai reduzir em aproximadamente 30% o número de ocorrências - todas de menor complexidade - registradas pelas Polícias Civil e Militar. Atualmente, os cidadãos já podem registrar de suas próprias casas eventos relacionadas a acidentes de trânsito sem vítima e extravio de documentos.