Governo

13h30min - 29 de Agosto de 2013 Atualizado em 13h39min

Vice-governador autoriza investimentos em Araguari, no Triângulo Mineiro

Mais de R$ 30 milhões serão investidos nas áreas de saúde, transportes e obras públicas, infraestrutura e ciência, tecnologia e ensino superior

José Carlos Paiva/Imprensa MG
Ao lado do secretário Narcio Rodrigues, Alberto Pinto Coelho também inaugurou nova unidade do Uaitec

O vice-governador Alberto Pinto Coelho participou nesta quarta-feira (28), em Araguari, no Triângulo Mineiro, das solenidades comemorativas ao aniversário de 125 anos do município. Durante a solenidade, o vice-governador anunciou investimentos de mais de R$ 30 milhões nas áreas de saúde, transportes e obras públicas, infraestrutura e ciência tecnologia e ensino superior.

Acompanhado dos secretários de Estado de Saúde, Antônio Jorge, Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e do prefeito de Araguari, Raul Belém, além de lideranças locais e regionais, Alberto Pinto Coelho participou da inauguração da  nova sede da Polícia Ambiental e de Trânsito de Araguari.

“Temos muito que comemorar nos 125 anos de emancipação política administrativa de Araguari. Estamos inaugurando as novas instalações da polícia ambiental e de trânsito, a unidade do Uaitec e também anunciando melhorias importantes na área de saúde pública e infraestrutura do município com o Somma Ecológico, voltado para o tratamento dos resíduos sólidos e mais um Novo Somma, com investimentos de R$ 5 milhões para levar infraestrutura urbana a todo o município e, em especial , na sua periferia. O que rege o Governo de Minas, nos últimos anos, é a parceria republicana e a consolidação das políticas públicas nos municípios”, salientou  Alberto Pinto Coelho.

Ao lado do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o vice-governador também inaugurou a unidade do programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). Trata-se de uma estrutura moderna e inovadora que vai oferecer, gratuitamente, cursos de idioma, graduação e pós-graduação à distância em parceria com universidades públicas mineiras. “A universidade aberta é uma conquista dos tempos contemporâneos, que coloca Minas Gerais mais uma vez na vanguarda. Ela vai oferecer oportunidade a juventude de fazer a sua formação à distância”, afirmou o vice-governador.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, Araguari é a 15º cidade onde está sendo inaugurada uma unidade da Uaitec.  “Estamos trazendo para o município a oferta de cursos de idiomas e, em curto espaço de tempo, também serão oferecidos cursos para formação de tecnólogos e de graduação e de pós-graduação à distância. A cidade de Araguari está sendo diretamente beneficiada com este plano de atendimento, que é levar universidade de qualidade, com o conteúdo pedagógico de alto nível e com o aparato tecnológico moderno, que torna a educação à distância uma ferramenta extremamente atrativa”, explicou o secretário.

Em seguida, o vice-governador acompanhou o desfile em comemoração ao aniversário de Araguari. Alberto Pinto Coelho assinou, ao lado do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, a ordem de início das obras de duplicação dos 4,2 km de restauração e aumento da capacidade do trecho da rodovia que liga Araguari (Entroncamento da BR-050) à BR-365, obra inserida no programa Caminhos de Minas.

O vice-governador destacou que a duplicação do trecho é muito importante para o desenvolvimento de Araguari e uma reivindicação antiga da população. Com a duplicação o escoamento da produção, principalmente da soja, vai ser beneficiado. “Trata-se de uma solução em um trecho de extrema relevância, pois liga duas importantes BRs”, destacou.

O secretário de Transportes e Obras Púbicas, Carlos Melles, salientou que a obra é uma ação fortíssima do Governo de Minas na desobstrução, na mobilidade e no trânsito.

Saúde

Alberto Pinto Coelho também autorizou, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge, a liberação de recursos para construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), e o início de procedimentos para melhorias e ampliação do atendimento da Santa Casa de Misericórdia. Será, ainda, celebrado convênio para implantação da Farmácia Integrada, no município.

“Estamos autorizando a forte expansão da Santa Casa com a implantação de novos leitos de UTI, locação de recursos para um serviço de alta complexidade em cardiologia. Estamos liberando verbas para a construção de uma nova UBS e também uma nova farmácia. Trata-se de um conjunto de investimentos importantes do governo do Estado que fortalece o polo de Araguari no nosso plano de regionalização”, disse Antônio Jorge.

O prefeito de Araguari, Raul Belém, agradeceu o apoio do Governo de Minas. “Com os investimentos anunciados, pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, Araguari retoma os seus dias de glória. Sem a parceria com a Câmara de Vereadores e com o Governo de Minas, não seria possível que todos esses benefícios e obras pudessem acontecer em favor do povo de Araguari”, finalizou Raul Belém.