Economia / Desenvolvimento

13h43min - 02 de Abril de 2014 Atualizado em 13h48min

Vídeo destaca inserção de Minas na chamada Nova Economia e as vantagens competitivas do Estado

Produção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio do INDI e BDMG, revela investimentos em áreas como tecnologia, defesa, biotecnologia

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) apresenta um vídeo que detalha os principais resultados dos esforços empreendidos pelo Governo de Minas para inserir o Estado na chamada Nova Economia. Um dos projetos prioritários do Estado, a estratégia envolve diversas instituições estaduais, em parceria com entidades representativas do setor privado, em uma política de atração de investimentos que abrange segmentos ligados à alta intensidade de tecnologia e de conhecimento.

O planejamento envolve a adoção de diversas ações de preparação do território mineiro, aliada à capacitação, treinamento, tecnologia e inovação, com o objetivo de atrair aportes em setores considerados essenciais para o desenvolvimento e a diversificação da economia do Estado, como os de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Aeroespacial e Defesa, Ciências da Vida, Eletrônicos e Alternativas Energéticas.

A meta é cumprir um dos principais desafios estabelecidos pelo Governo de Minas: a geração de empregos de qualidade. Para apresentar as ações já adotadas e demonstrar o ambiente favorável à atração de novos projetos criado em Minas dentro deste conceito, o vídeo foi produzido pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI) em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A produção ressalta, ainda, as características e vantagens competitivas do Estado e as instituições de amparo à pesquisa científica e inovação – Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e BDMG - , dentre outros pontos.

Também são destacados, no material, o fomento à criação de startups (empresas de base tecnológica), por meio do Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed), e o inovador projeto de criação da maior plataforma brasileira de dados da Economia Formal, o Datavivo.info.

O Estado já atraiu uma série de investimentos que estão inseridos neste conceito, demonstrando que a Nova Economia já é uma realidade e movimenta Minas Gerais.

Acesse o link e confira o vídeo completo!