17h49min - 02 de Setembro de 2015 Atualizado em 18h02min

Virada Educação ouve estudantes e educadores no Território Oeste

Roda de conversa realizada no município de Divinópolis reuniu 103 professores e 77 alunos de escolas estaduais

Andréa Hespanha
Por meio de dinâmicas, brincadeiras e muito diálogo, os jovens debateram o ambiente escolar

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizou a roda de conversa do movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM) em Divinópolis nesta segunda-feira (2/9). O evento, que reuniu 103 educadores e 77 estudantes de escolas estaduais do Território Oeste, foi uma oportunidade de refletir sobre os problemas enfrentados pelas escolas e compartilhar ideias para tornar o ambiente escolar mais atrativo e, consequentemente, melhorar a qualidade do aprendizado dos jovens mineiros.

Por meio de dinâmicas, brincadeiras e muito diálogo, os jovens presentes na roda de conversa puderam se expressar e colocar em debate quais os principais problemas que eles percebem na escola e quais as estratégias para melhorá-la. A mobilização durou todo o dia e reuniu representantes de escolas dos municípios que compõem as superintendências regionais de ensino de Divinópolis, Pará de Minas e Campo Belo. Enquanto os estudantes realizaram sua roda, os professores também participaram de um debate e de várias dinâmicas sobre a realidade vivida hoje nas escolas e as ideias para tornar o ambiente educacional mais agradável para todos.

Aulas diferenciadas e educação integral para os jovens com atividades alternativas nas áreas de esporte e cultura são algumas das sugestões compartilhadas pela estudante Lohayne Sousa, de 15 anos, na roda de conversa. “Acho que devemos ter aulas mais divertidas, que despertam nosso interesse, sair um pouco da aula clichê. E promover festivais, projetos de dança, música, teatro, musicais, estímulo ao uso da biblioteca. Acho que isso daria mais vontade de querer aprender. Na minha escola, temos experiência positiva de festivais e projetos culturais”, conta a estudante que cursa o 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Lauro Epifânio, em Divinópolis.

Lohayne ficou muito satisfeita com a iniciativa da roda de conversa. “Estou achando o evento maravilhoso, nunca tive uma experiência como essa. A gente pode expressar o que a gente sente, sentimentos que podem ajudar a mudar a escola, mudar a aprendizagem nossa e das futuras gerações” , diz a adolescente.

A estudante Lavínia Faria da Silva, de 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Miguel Couto, em Divinópolis, acredita que a participação dos pais na vida escolar dos filhos, a melhoria da segurança nas escolas, o respeito ao professor e ao patrimônio público são mudanças de comportamento e ações que podem fazer a diferença nas escolas. Já o estudante Jonatas Santos, de 15 anos, que está no 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Ademar de Melo, em Pará de Minas, acredita que uma reformulação curricular e associar as tecnologias aos métodos de ensino são medidas que podem contribuir para a melhoria da educação.

Educadores

Uma das atividades para os educadores foi se colocar no lugar do aluno e pensar como ele vê a escola e o professor e quais as suas perspectivas de futuro. “Quando trocamos de lugar com o estudante podemos fazer esse olhar de outro ponto e essa não é uma tarefa fácil, mas fundamental. É preciso tornar a escola mais leve para o professor e para o aluno, humanizar o ambiente escolar”, aponta o professor Marcus Vinícius Cardoso, da Escola Estadual Judith Gonçalves, em Itaúna.

Para Tamires Paula Souza, professora de Educação Física da Escola Estadual Manoel da Costa Resende, de Itaúna, existe muito a ser feito para encontrar o caminho da excelência na educação. “No caso dos professores, vejo que precisamos nos qualificar mais. Também é preciso trazer os pais para dentro a escola, mudar a visão dos pais com relação ao professor, torná-los mais participativos e mais parceiros”, diz Tamires.

A Virada

A Virada Educação, um movimento iniciado pela SEE, quer trazer o adolescente que está fora da escola de volta aos estudos e aproximar a escola do universo do adolescente a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e do desenvolvimento intelectual e humano do estudante: pais, artistas, comunidade do entorno da escola, associações, educadores e o próprio adolescente, dentre outros.

Estão sendo realizadas rodas de conversa nos 17 territórios de desenvolvimento do Estado. Para estas rodas, a SEE conta com o apoio do Unicef, que desenvolveu a metodologia e irá levar o movimento para outros 84 municípios do semi-árido do Estado de Minas Gerais que fazem parte do projeto Selo Unicef.

Para mais informações sobre as rodas de conversa do VEM em outros territórios do estado acesse o site: novotempo.educacao.mg.gov.br.