Minas por Região
Turismo | Economia / Desenvolvimento | Governo | Governador | Fazenda

16h57min - 23 de Setembro de 2013 Atualizado em 16h58min

Vocação para o turismo de negócios é o trunfo de Minas Gerais para atrair grandes eventos

Com apoio do Estado, Belo Horizonte mostra sua força como polo econômico e de conhecimento ao receber importantes encontros internacionais em curto espaço de tempo

Em apenas uma semana, quatro grandes eventos vão movimentar Minas Gerais. De 23 a 28 de setembro, Belo Horizonte confirma sua vocação para o turismo de negócios ao sediar, com apoio do Governo de Minas, a Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, o Congresso Internacional de Direito Tributário, a Exposição Internacional de Mineração e o concurso Miss Brasil 2013. A realização das atividades vai ao encontro do processo de internacionalização de Minas Gerais que, recentemente, também recebeu a Reunião da Organização Internacional do Café, pela primeira vez realizada fora de Londres, na Inglaterra.

A agenda na cidade começou a ser cumprida nesta segunda-feira (23), com a 16ª Reunião do Comitê de Cooperação Econômica Brasil - Japão. Realizado pela primeira vez em Minas Gerais, o encontro tem o objetivo de discutir relações econômicas e possibilidades de negócios entre os dois países e debater novos modelos de cooperação em terceiros mercados, como China e África.

Presente ao evento, o governador Antonio Anastasia lembrou da histórica parceria econômica entre Japão e Minas Gerais, iniciada na década de 1950, com a instalação da siderurgia no Vale do Aço. Anastasia disse ainda que, nos últimos anos, Minas atraiu grandes investimentos japoneses, como a fábrica da Sumitono e a planta industrial da Panasonic. “Estou certo de que este encontro abrirá caminhos para que possamos aperfeiçoar os mecanismos de cooperação entre dois países, além de aumentar a corrente de comércio e os investimentos recíprocos”, afirmou.

Também nesta segunda-feira (23) foram abertos o 15º Congresso Brasileiro de Mineração e a Exposição internacional de Mineração (Exposibram). A expectativa é de que os eventos reúnam, até esta quinta-feira (26), cerca de 50 mil visitantes, 500 expositores, centenas de empresários, organizações governamentais e privadas, além de pesquisadores, estudantes, as principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços.

Presente à solenidade de abertura, o vice-governador Alberto Pinto Coelho citou a importância do Estado para o setor da mineração. “Minas Gerais tem suas raízes fundadas no extrativismo mineral, remontando sua formação às incursões das bandeiras no século 18 em busca de riquezas em seu território, que culminaram na descoberta do ouro e do diamante. Minas continua a ser a maior exportadora brasileira de minério de ferro, de ferro-ligas, de laminados de ferro e aço”, ressaltou.

Dois dias depois, nesta quarta-feira (25), é a vez de o Estado abrir o 17º Congresso Internacional de Direito Tributário. A intenção do evento é congregar expoentes do direito tributário do Brasil e do exterior, proporcionando-lhes condições para o livre debate de ideias. Mais de 50 especialistas de todos os segmentos - academia, judiciário, advocacia pública e privada e ministros dos tribunais superiores, vão participar do evento, que terá como tema "Tributação e Federalismo".

Para fechar a semana, no próximo sábado (28), Belo Horizonte, vai receber o Miss Brasil 2013, o concurso de beleza mais importante do país. Ao todo, 27 candidatas concorrem ao título, mas apenas uma delas vai conquistar a coroa. Para a edição deste ano, o estilista mineiro Alexandre Dutra foi mais uma vez escolhido para confeccionar os vestidos de gala, que foram inspirados nas riquezas de Minas: ouro, minério e Barroco.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato