Social | Cultura | Trabalho / Social

13h20min - 26 de Agosto de 2013 Atualizado em 14h38min

Vozes do Morro 2013 terá apresentação de 12 artistas solo e bandas selecionadas na última edição

Show será nesta quarta-feira (28), no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte; público poderá ouvir vários gêneros musicais na ocasião

Gil Leonardi / Imprensa MG
Selecionados do Vozes do Morro 2011-2012

O Programa Vozes do Morro, uma iniciativa do Servas e Governo de Minas, em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais/Sert-MG, se prepara para o show, que terá apresentação dos 12 artistas solo e bandas selecionadas na última edição.

Samba, pagode, rock, black music, rap, sertanejo, funk são alguns dos gêneros musicais do show, que será realizado no teatro Alterosa, no final de agosto.

O show vai contar com a participação especial do cantor e compositor de samba, Domingos do Cavaco, do Morro das Pedras em BH, que, como artista já conhecido atuou como convidado na divulgação do Programa em seu lançamento, em 2008.

Inédito no país, o Vozes do Morro, lançado em 2008, “abre oportunidades para a divulgação e reconhecimento da criação musical de moradores de vilas, favelas e aglomerados de BH e Região Metropolitana” explica a presidente do Servas, Andrea Neves.

O programa divulga a produção dos selecionados em emissoras de rádio e TV do Estado, por meio de clipes e spots, valorizando a diversidade de linguagens musicais, além de mobilizar as comunidades em torno do talento de seus moradores. Entre grupos e músicos solo dos mais diversos gêneros, 47 artistas têm sua música e carreira impulsionadas e divulgadas pelo Vozes do Morro.

O Vozes oferece ainda cursos de formação gerencial, em parceria com o Sebrae-MG, preparando os artistas para a administração de suas carreiras. O curso “O nosso negócio é música” é inédito, desenvolvido especialmente para o Programa e obrigatório para os selecionados, com aulas teóricas e práticas.

No show irão se apresentar: ADS (Aliados do Senhor); Douglas e Leon; Fabinho do Terreiro; Lúcio Monteiro; Marcello Matos; Nascidos do Samba; Raça DMCs; Ralfe Rodrigues; Rannah; Sem Meia Verdade; Tambor do Matição; Vanderli e Wardel.

O programa recebe apoio de padrinhos renomados como Fernanda Takai do Pato Fu, Flávio Venturini, Rogério Flausino do Jota Quest, Samuel Rosa do Skank, Vander Lee, Lô Borges, o Renegado, Tianastácia, André Valadão e Victor e Leo.

Artistas selecionados

Um pouco mais sobre os 12 selecionados que irão participar do show:

Aliados do Senhor, uma banda de rap/gospel, de Betim, formada em 2003 pelo trio Edmar Mendes Costa, José Roberto de Souza Dias e Dailton Maciel. Os integrantes trabalham como voluntários em dois projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Douglas e Leon são cantores sertanejos que vivem na Vila Pinho, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. A dupla canta em eventos e festas e vivenciam, partir da seleção no Programa, novas oportunidades e experiências.

Lúcio Monteiro, da Vila Cristina, em Betim, é um músico solo com vários shows no currículo, com foco no gênero musical infantil, iniciou sua carreira sob a influência da MPB e de cantores como Flávio Venturini.

Marcello Matos, de Ribeirão das Neves é cantor de músicas sertanejas. O artista começou a tocar violão aos nove anos de idade, com o pai e aos 17 anos já se apresentava em barzinhos e aos 23 anos escreveu sua primeira canção.

Nascidos do Samba é uma banda de samba/pagode, formada por Alexandre Silva de Souza, Maurício Silva Costa e Edmar Otto Chagas Santos, do Beco Cristal, Santa Teresa, em Belo Horizonte. A banda começou como um encontro de músicos que, na época, tentavam carreira solo, e deu origem ao grupo, formado a partir de ensaios realizados no quintal de um dos integrantes.

Raça DMCs traz o rap, formada por Carlos Rodrigues de Souza, Franciely Lopes Eloy e Charles Pereira de Souza, de Betim. A banda se apresenta em casas de shows e eventos em todo o estado.

Ralfe Rodrigues, de Sabará, canta MPB e música erudita. Instrumentista desde os 17 anos, é também técnico em autoelétrica e tem expectativa, a partir do Programa, de passar a viver só de música.

Rannah é uma banda de pop/rock, com estilo irreverente. Formada em 2008, por Marco Túlio Santeiro Inocêncio, Geisa Carneiro Damasceno, Thiago George Procópio de Carvalho, Fellipe Reiderson da Silva dos Santos e Pedro Silva Andrade Souza, moradores de Bom Jesus, em BH. Conquistou o segundo lugar no festival “Una em Cena” e foi selecionada para o “Festival de Música de BH 2008 – Ritmos da Terra”.

Sem Meia Verdade traz o rap/hip hop direto do São Gabriel, em BH. A banda é formada por Rhamon Pinheiro Rodrigues, Rhudson Pinheiro Rodrigues e Bruno César dos Santos. O trio começou sua trajetória em 1999 como grafiteiros, acompanhando o rapper Blitz do grupo Crime Verbal do Bairro Taquaril.

Tambor do Matição é uma banda de MPB/regional, de Jaboticatubas, seus integrantes são, Suelen Maria Marques Dias, Genilson Costa dos Santos, Lindomar João dos Santos, Valdilei Geraldo dos Santos, Evandro Hilário dos Santos, Aloísio Adão da Silva, Elvis de Sousa e Leomar César Marques, juntos desde 1996.

Vanderli & Wardel formam uma dupla sertaneja do Bairro Aarão Reis, em BH. Filho de pai músico, Vanderli cantava sozinho desde os sete anos, quando, em 2003, conheceu Wardel por meio de amigos comuns e a dupla se apresenta em bares, festas e eventos.

Fabinho do Terreiro, artista do Bairro Esplanada em BH, canta samba. Fábio Lúcio começou a tocar cavaquinho aos 14 anos, depois de ganhar o instrumento de presente da sua mãe. Teve como mestres grandes nomes do samba, como Serginho BH e Tidão da Viola.

Serviço:

Show Selecionados Vozes do Morro 2011/2012

Data: 28/08/2013

Horário: 20h

Local: Teatro Alterosa - Av. Assis Chateaubriand, 499 - Floresta  Belo Horizonte – MG