Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

17h14min - 29 de Outubro de 2014 Atualizado em 17h57min

Workshop marca o primeiro Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais

Evento foi realizado por meio de parceria inédita formada entre Governo de Minas, Sistema Fiemg, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Aconteceu nesta quarta-feira (29/10), na sede da Fiemg, o workshop de encerramento do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Minas Gerais, voltado para a melhoria do ambiente e desenvolvimento da competitividade das empresas do Estado.

Realizado por meio de parceria inédita formada entre Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Sistema Fiemg, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa teve como objetivo fomentar estratégias de desenvolvimento de APLs em diferentes regiões de Minas Gerais. 

Como resultados, o programa mostrou ações significativas, como o aumento do desempenho interno de mais de 70% das empresas beneficiárias, de acordo com pesquisa realizada pelas entidades participantes. Em alguns setores, como o de calçados, desenvolvido em Nova Serrana, houve a criação de um centro de protótipo para desenvolvimento e melhoria dos produtos comercializados. Durante o evento foi ressaltada a importância de se trabalhar a inteligência competitiva das empresas envolvidas, criando um cenário no qual elas se fortaleçam e se tornem independentes. 

Do universo de cerca de 700 empresas inseridas no Programa, criado em 2008, mais de 80% delas relataram que a qualidade das ações foi acima do esperado. Desse universo, 76% das indústrias participantes demonstraram que a competitividade foi impactada de forma positiva.

Com investimentos de cerca de R$ 51 milhões, participaram do programa os seguintes APLs: de biotecnologia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); de calçados, em Nova Serrana; de calçados e bolsas, na RMBH; de eletroeletrônico, em Santa Rita do Sapucaí; de fruticultura, na região do Jaíba; de fundição, em Divinópolis, Itaúna e Cláudio; e de móveis, em Ubá.

Além desses, receberam investimentos pontuais os setores de tecnologia da informação, na RMBH, metal mecânico, no Vale do Aço, e o Circuito das Malhas, no Sul de Minas. Dentre os itens trabalhados junto às empresas participantes do Programa estão a melhoria da competitividade das empresas, estudos de marketing e melhoria da marca das empresas, capacitação e melhoria empresarial, comercialização e prospecção, governança além de logística e infraestrutura.

O secretário-adjunto da Sede, Antônio Eduardo Leite, destacou a importância do projeto para o futuro de Minas Gerais. “Apesar de ser um encerramento, estamos plantando hoje a semente da próxima edição do projeto. Em cima do aprendizado do programa, estamos mais aptos para trabalhar a inteligência competitiva, otimizando os processos e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento e aumento da competitividade do Estado”, afirmou.

Segundo a especialista sênior da Divisão de Competitividade e Inovação do BID e chefe do projeto, Vanderleia Radaelli, a iniciativa em Minas Gerais servirá de exemplo para outros estados e até mesmo países. “Minas Gerais é um Estado rico em ativos que fomentam a competitividade, a nível mundial. É um prazer para o BID fazer parte desse programa, e temos muito interesse em continuar com essa parceira”, ressaltou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato