15h21min - 12 de Novembro de 2012 Atualizado em 21h59min - 30 de Junho de 2013

Zona da Mata é segunda região do Estado com o maior número de agências e operadoras de turismo

De 2010 a 2011, o número dessas empresas cresceu 18,1% na região, terceiro maior percentual registrado entre as regiões mineiras

A Zona da Mata possui 98 estabelecimentos, entre agências e operadoras de turismo, o que a coloca atrás apenas do Sul de Minas, que possui 129. De 2010 a 2011, o número dessas empresas cresceu 18,1%, terceiro maior percentual registrado entre as regiões mineiras. As informações são da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), a partir de análise da pesquisa de Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em outubro.

O estudo mostra, ainda, que a Zona da Mata possui 6.202 empresas da cadeia turística. No comparativo de 2006 para 2011, apresentou um crescimento de 27,4% no número de empresas. Já o número de empregados passou de 26.629 (2006) para 32.795 (2011), uma taxa de crescimento de 23,2%.

Merece destaque também os 2.559 estabelecimentos no setor de alimentação registrados na Zona da Mata, o segundo maior número entre as regiões do Estado, atrás do Sul (3.345). De 2006 para 2011, o crescimento do segmento foi de 46,9%, e o número de empregados aumentou 51,7%. No âmbito do comércio e serviços relativos ao turismo, a Zona da Mata abriga 2.064 empresas, 7.169 empregados no setor e renda média de R$ 751,69. Já em relação à hospedagem, são 315 empresas, 2.417 empregados e uma renda média de R$ 723,03.

Para Danielle Lopes, presidente do Circuito Turístico Caminho Novo, que engloba sete cidades da região com foco histórico e cultural, a diversidade de opções turísticas é um dos diferenciais. “Existe um trabalho árduo para desenvolver o turismo na região. A Zona da Mata disponibiliza opções bem ecléticas, o ecoturismo, o turismo religioso, o cultural. E o Estado vem trabalhando de forma articulada. A política de regionalização adotada é um exemplo, hoje as pessoas querem conhecer não só novos destinos, mas o entorno também. O trabalho da Setur de colocar esses produtos na prateleira contribui para a visibilidade e profissionalização do setor”, comenta. Ela cita, ainda, o ICMS Turístico e o portal oficial do turismo mineiro (www.minasgerais.com.br).

Minas é destaque no Sudeste

Ainda com base na pesquisa Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a Secretaria de Estado de Turismo constatou o destaque de Minas Gerais em relação aos outros Estados da Região Sudeste. Minas foi o que mais cresceu em números de estabelecimentos,  de empregados e na remuneração do setor de turismo no ano de 2011 e os índices, inclusive, superam a média nacional.

A pesquisa apontou que, em 2011, Minas Gerais possuía 55,8 mil estabelecimentos formais do setor de turismo, um crescimento de 5,8% em relação a 2010; a média de crescimento do Brasil foi de 5,5%. Referente ao número de empregados, Minas possuía, no ano passado, cerca de 400 mil trabalhadores no setor de turismo, um crescimento de 5,9% em relação a 2010, superior à media nacional e às registradas em outros estados do país. São Paulo totalizou aumento de 4,9%, seguido do Rio de Janeiro (4,6%) e do Espírito Santo (3,5%). A média de crescimento nacional foi de 5,1%.

Quanto à remuneração, a renda média dos empregados do setor de turismo em Minas Gerais cresceu 10,2% em 2011, atingindo o valor de R$ 982,64. O crescimento da renda no Rio de Janeiro e no Espírito Santo foi de 9,9%, enquanto São Paulo atingiu crescimento de 9,8%. No Brasil, a renda do setor cresceu 9,4%.

De acordo com o secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, o crescimento do turismo em Minas Gerais está relacionado, especialmente, aos investimentos realizados no setor turístico e ao momento fértil que vive a economia do Estado neste momento. “Ultrapassamos a média nacional em todos os quesitos da pesquisa, o que demonstra a vitalidade de nosso setor e a importância das parcerias entre o Governo de Minas, a cadeia produtiva do setor e de todo o trade. Queremos juntos, trabalhar ainda mais para o desenvolvimento e crescimento constante de nosso Estado, gerando renda, trabalho e emprego para todas as regiões de Minas”, ressalta.