Minas por Região
Educação

15h44min - 21 de Agosto de 2013 Atualizado em 15h42min

ÁUDIO: Educadores de Belo Horizonte e região debatem plano de intervenção pedagógica das escolas estaduais

“Dia D – Toda escola deve fazer a diferença” foi realizado em 530 instituições de ensino da capital mineira, nesta quarta-feira (21)

Tamanho: 2,1 MB

As atividades na Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (21) não contaram com a participação dos estudantes, mas, nem por isso, eles deixaram de ser o foco das discussões entre os educadores. Com a realização do “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença”, professores e outros profissionais da educação se reuniram para avaliar resultados e metodologias de ensino e adequar o plano de intervenção pedagógica. A iniciativa é desenvolvida em cerca de 530 escolas estaduais da capital e região metropolitana.

“Começamos no nosso encontro com uma mensagem sobre o trabalho em equipe. Depois, nos organizamos em grupos para análise dos resultados da nossa escola nas avaliações educacionais. Cada professor também fez uma avaliação sobre a sua prática pedagógica em sala de aula”, diz a vice-diretora, Haílza Angélica de Lima Silveira.

A escola reúne cerca de dois mil alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio, em três turnos. O professor de Geografia Karl Jasperf, explica que a ação educacional é um momento dos educadores avaliarem o trabalho que realizam no dia a dia com os estudantes. A intenção é pensar em uma prática pedagógica que favoreça o aprendizado do aluno. “Procuro utilizar recursos audiovisuais, mapas e reportagens. O principal gancho é mostrar para o aluno que ele esta inserido nesse contexto, que é um cidadão ativo nesse processo”, afirma.

Em Vespasiano, os educadores da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo aproveitam a ação para discutirem o Projeto Político Pedagógico da instituição e trocar experiências. “Momentos como esse são de grande relevância para os educadores. São reuniões assim que fazem diferença. Porque a rotina na escola não possibilita discussões mais aprofundadas e é em momentos assim que temos essas conversas”, destaca a coordenadora da escola, Tânia Aparecida da Silveira Oliveira.

No sábado, será a vez da reunião com os alunos e suas famílias. Essa ação marca o segundo momento do “Dia D”, denominado de “Toda comunidade participando”. “Nesse dia o foco será a família. Vamos destacar a importância dela na aprendizagem dos alunos”, adianta, a coordenadora da instituição de ensino, que conta com cerca de 1.800 alunos.

Dia D

As ações do “Dia D” estão previstas no calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação, dentro das atividades letivas e escolares. O encontro da equipe pedagógica realizado na quarta-feira (21/08), denominado “Toda escola deve fazer a diferença” é considerado dia escolar, uma vez que se destina ao planejamento das ações pedagógicas e não conta com atividades letivas, caracterizadas pelo envolvimento dos alunos. No próximo sábado (24), será realizada a ação “Toda comunidade participando”. A data será considerada um dia letivo, pois, além de contar com a participação das famílias, terá a presença dos alunos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato