Minas por Região
Educação

15h15min - 21 de Agosto de 2013 Atualizado em 15h41min

Educadores de Belo Horizonte e região debatem plano de intervenção pedagógica das escolas estaduais

“Dia D – Toda escola deve fazer a diferença” foi realizado em 530 instituições de ensino da capital mineira, nesta quarta-feira (21)

Divulgação / Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira
"Dia D" reuniu profissionais de educação na Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira
"Dia D" reuniu profissionais de educação na Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira

As atividades na Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (21) não contaram com a participação dos estudantes, mas, nem por isso, eles deixaram de ser o foco das discussões entre os educadores. Com a realização do “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença”, professores e outros profissionais da educação se reuniram para avaliar resultados e metodologias de ensino e adequar o plano de intervenção pedagógica. A iniciativa é desenvolvida em cerca de 530 escolas estaduais da capital e região metropolitana.

“Começamos no nosso encontro com uma mensagem sobre o trabalho em equipe. Depois, nos organizamos em grupos para análise dos resultados da nossa escola nas avaliações educacionais. Cada professor também fez uma avaliação sobre a sua prática pedagógica em sala de aula”, diz a vice-diretora, Haílza Angélica de Lima Silveira.

A escola reúne cerca de dois mil alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio, em três turnos. O professor de Geografia Karl Jasperf, explica que a ação educacional é um momento dos educadores avaliarem o trabalho que realizam no dia a dia com os estudantes. A intenção é pensar em uma prática pedagógica que favoreça o aprendizado do aluno. “Procuro utilizar recursos audiovisuais, mapas e reportagens. O principal gancho é mostrar para o aluno que ele esta inserido nesse contexto, que é um cidadão ativo nesse processo”, afirma.

Em Vespasiano, os educadores da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo aproveitam a ação para discutirem o Projeto Político Pedagógico da instituição e trocar experiências. “Momentos como esse são de grande relevância para os educadores. São reuniões assim que fazem diferença. Porque a rotina na escola não possibilita discussões mais aprofundadas e é em momentos assim que temos essas conversas”, destaca a coordenadora da escola, Tânia Aparecida da Silveira Oliveira.

No sábado, será a vez da reunião com os alunos e suas famílias. Essa ação marca o segundo momento do “Dia D”, denominado de “Toda comunidade participando”. “Nesse dia o foco será a família. Vamos destacar a importância dela na aprendizagem dos alunos”, adianta, a coordenadora da instituição de ensino, que conta com cerca de 1.800 alunos.

Dia D

As ações do “Dia D” estão previstas no calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação, dentro das atividades letivas e escolares. O encontro da equipe pedagógica realizado na quarta-feira (21/08), denominado “Toda escola deve fazer a diferença” é considerado dia escolar, uma vez que se destina ao planejamento das ações pedagógicas e não conta com atividades letivas, caracterizadas pelo envolvimento dos alunos. No próximo sábado (24), será realizada a ação “Toda comunidade participando”. A data será considerada um dia letivo, pois, além de contar com a participação das famílias, terá a presença dos alunos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato