13h59min - 06 de Setembro de 2013 Atualizado em 17h46min

ÁUDIO: Gestores da área pedagógica participam de capacitação voltada à formação de lideranças educacionais

Mais de 260 gestores educacionais participam de encontro promovido pela Secretaria de Estado de Educação

Tamanho: 2,0 MB

Estado e municípios com olhares atentos para a educação. Nos dias 05 e 06 de setembro ocorre o ‘Encontro de Lideranças do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) Municipal’, em Belo Horizonte. A agenda reúne 84 secretários municipais de educação, membros das equipes municipais do PIP, além de representantes das Superintendências Regionais de Ensino e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Em palestras e oficinas, os participantes debatem a potencialização das políticas públicas voltadas à área pedagógica.

Ao destacar a importância da parceria entre Estado e municípios, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, explicou que quando o assunto é o aprendizado dos alunos não deve existir distinção entre os sistemas de ensino. “A nossa unidade não é a escola. A nossa unidade é a rede. Todas as nossas políticas precisam ser universais. O PIP passou a fazer sentido público com a adesão dos municípios”. O Programa desenvolvido pela SEE teve a adesão de todas as redes municipais de educação de Minas Gerais no início de 2013.

O secretário municipal de educação de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, João Bosco Colaris, reforça a ideia de integração.  “É muito complicado pensar uma educação sem a gestão compartilhada. Nós temos que partir do pressuposto que a educação é dinâmica, não é do estado ou do município, ela é de todos”.  O município possui 2,7 mil alunos nos anos iniciais do ensino fundamental que são atendidos em 40 escolas municipais.

As oficinas voltadas aos gestores e educadores dos municípios possuem foco nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Com o Encontro, a SEE busca fortalecer a parceria entre o Estado e os municípios, além de proporcionar um espaço para o compartilhamento de boas práticas em alfabetização.

“Nesses dois dias, nós vamos trabalhar com os secretários municipais e com os representantes das equipes que eles trouxeram no sentido de uma intervenção mais apurada. Vamos trabalhar oficinas que destacam como fazer a intervenção, que tipo de material deve ser utilizado nesse trabalho, além de intensificar a aprendizagem desses alunos”, detalhou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Entre os participantes do encontro está o chefe do Departamento de Ensino de Almenara, Nicácio Almeida Xavier. Na cidade do Vale do Jequitinhonha, a oferta dos anos iniciais do ensino é feita pelo município, com o atendimento de cerca de cinco mil alunos. “Em nossa cidade sempre procuramos manter essa parceria. O anseio da maioria é levar novidade. Algo que seja mais prático para a sala de aula, uma visão diferenciada”.

Também participam do encontro os diretores educacionais e gerentes do Programa de Intervenção Pedagógica das Superintendências Regionais de Ensino. A intenção é que esses profissionais atuem como multiplicadores das discussões do encontro nos demais municípios escolas do Estado.

O Encontro de Lideranças do PIP Municipal tem a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, com o apoio da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

PIP Municipal

O Programa de Intervenção Pedagógica para os municípios foi lançado no início de 2013. O PIP, que até então atendia aos alunos da rede estadual de ensino, passou a atender a todos os municípios mineiros que possuem sistema próprio de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental.

O PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas estaduais para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino. Nos municípios, o trabalho de acompanhamento é feito pelas equipes municipais do Programa.