Governador

14h59min - 07 de Março de 2013 Atualizado em 03h38min - 27 de Junho de 2013

ÁUDIO: Governador firma convênio com 202 municípios para realização de ações do Programa Travessia

Criado em 2008, programa já contemplou 239 municípios mineiros com um investimento superior a R$ 1 bilhão, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas

Tamanho: 1,4 MB

O governador Antonio Anastasia e prefeitos de 202 municípios de diversas regiões do Estado assinaram, nesta quinta-feira (7), na Cidade Administrativa, convênios para repasse de recursos e pactuação de novas ações do Programa Travessia, em diversos projetos.

As ações pactuadas têm como objetivo elevação de escolaridade, qualificação profissional, entrega de equipamentos e mobiliários, fortalecimento em atenção primária (Saúde em Casa), melhorias habitacionais, construção de módulos sanitários, reforma/construção de equipamentos públicos e capacitação de gestores e técnicos municipais.

Dos 202 municípios que assinaram os termos (ou instrumentos jurídicos), 70 são novos municípios contemplados pelo programa. Eles vão receber, ainda este ano, o projeto Porta a Porta, iniciativa que elabora um mapeamento das privações sociais a serem consideradas para o desenvolvimento das ações do Travessia. O Porta a Porta é o primeiro passo para o município receber ações do Programa.

Os outros 132, já beneficiados pelo Travessia em 2011 e 2012, vão pactuar a execução de novas ações planejadas para 2013.  As ações serão desenvolvidas pelas secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social, coordenadora do programa.

A pactuação das novas ações do Programa Travessia acontece no âmbito dos projetos Travessia Saúde, Travessia Educação, Travessia Renda, Travessia Social, Banco Travessia e Porta a Porta. Serão assinados também documentos referentes ao projeto Com Licença, Vou à Luta – parceiro do Programa Travessia. O investimento, em 2013, será de R$ 23 milhões.