Social | Governador | Trabalho / Social

11h34min - 07 de Março de 2013 Atualizado em 08h54min - 29 de Junho de 2013

Governador firma convênio com 202 municípios para realização de ações do Programa Travessia

Criado em 2008, programa já contemplou 239 municípios mineiros com um investimento superior a R$ 1 bilhão, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas

Divulgação/Sedese
Ação Porta a Porta, do programa Travessia, visita todos os domicílios dos municípios beneficiados para elaborar um mapeamento das privações sociais

Permitir a uma comunidade a passagem entre uma situação de dificuldades para um ambiente de inclusão. Este é o propósito do Programa Travessia, carro-chefe do Governo de Minas na promoção da inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Até dezembro, o programa alcançará 309 municípios. Para marcar o início de mais uma etapa do Travessia, prefeitos de 202 municípios assinaram, nesta quinta-feira (7), na Cidade Administrativa, convênios para repasse de recursos e pactuação de novas ações. Desses municípios, 70 vão receber, ainda neste ano, o projeto Porta a Porta, que elabora o mapeamento das privações sociais a serem consideradas para o desenvolvimento das ações do programa.

As ações pactuadas têm como objetivo a elevação de escolaridade; a qualificação profissional; a entrega de equipamentos e mobiliários; o fortalecimento em atenção primária (Saúde em Casa); melhorias habitacionais; construção de módulos sanitários, reforma ou construção de equipamentos públicos e capacitação de gestores e técnicos municipais.

Com novos investimentos de R$ 23 milhões, apactuação das novas ações acontecerão no âmbito dos projetos Travessia Saúde, Travessia Educação, Travessia Renda, Travessia Social, Banco Travessia e Porta a Porta. Foram assinados também documentos referentes ao projeto Com Licença, Vou à Luta – parceiro do Travessia.

Acompanhado do vice-governador Alberto Pinto Coelho e dos secretários de Estado que integram o programa, o governador de Minas, Antonio Anastasia, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento das comunidades e da autoestima da população.

“Desde 2003, nós nos preocupamos muito com os municípios pequenos. Temos, em Minas, 853 municípios. Destes mais de 500 têm menos de 10 mil habitantes. São municípios que têm as suas dificuldades e que receberam, desde o início da gestão do ex-governador Aécio Neves, a preocupação fundamental do Governo de Minas”, afirmou.

Antonio Anastasia salientou que o programa vem sendo aperfeiçoado em sua gestão. Uma novidade é a criação do Banco Travessia, que estimula os membros de uma família a frequentar as salas de aula na busca de melhor qualificação e inserção no mercado de trabalho. Toda família cadastrada tem uma poupança aberta que aumenta a cada avanço na área educacional de qualquer integrante familiar e pode chegar a R$ 5 mil.

“Não basta que haja tão somente a questão da saúde junto com a educação formal se as pessoas ficam sem alternativa de renda. Com o Travessia, o cidadão passa a ter a oportunidade de viver em sua própria terra, entre seus familiares. Por isso, o programa é algo libertador e que busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador, lembrando que “o Travessia ainda tem outro ponto favorável: o grande esforço do governo de tentar sempre harmonizar as ações entre as secretarias”.

O prefeito de Alto Rio Doce, Wilson Teixeira Gonçalves Filho, em pronunciamento em nome das demais lideranças municipais, ressaltou o caráter republicano do Governo de Minas, “que jamais deixou de atender as necessidades dos municípios, independentemente da ideologia político-partidária”. “A realidade do ProAcesso e da Rede de Telefonia Celular são dois exemplos para serem citados e aclamados pelo prefeitos e pela nossa municipalidade. Eles trouxeram desenvolvimento, acesso à modernidade e melhor qualidade de vidas aos mineiros”, disse.

Durante a solenidade, houve assinatura de convênios em várias áreas. O prefeito de Carlos Chagas, Milton José Tavares de Quadros, formalizou a parceria das prefeituras no âmbito do Travessia Renda, acompanhado do secretário de Estado de Trabalho e Renda, José Silva. Já o prefeito de São José do Jacurí, José Geraldo Alves Gonçalves, e o secretário de Estado de Saúde, Antonio Jorge, assinaram convênio do projeto Travessia Saúde. A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e o prefeito de Divisópolis, Euder de Lima Rosemberg, formalizaram a parceria dentro do programa Travessia Educação. Já o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, responsável pela coordenação do programa Travessia, formalizou junto ao prefeito de Felício dos Santos, Mateus de Lima Leite Soares, o convênio no âmbito do Travessia Social.

Conceito do Travessia

Iniciado em 2008, já contemplou 239 municípios mineiros com investimento superior a R$ 1 bilhão, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas. Até dezembro de 2013, o programa alcançará 309 municípios, com a inclusão dos 70 novos municípios no Porta a Porta. Atualmente, o Travessia está presente em 132 municípios, nas dez regiões de planejamento do Estado.

Desde 2011, o Travessia utiliza o conceito de pobreza multidimensional, que considera que a pobreza é mais do que insuficiência de renda e que deve ser mensurada em termos de privações sociais nas dimensões saúde, educação e padrão de vida.

Entre os principais resultados no período de 2008 a 2012, destacam-se a construção e reforma de 5.331 módulos sanitários; de 1.453 casas e de 419 equipamentos públicos (UBS, Farmácia de Minas, Cras, escolas estaduais, entre outros). Por meio do programa, 7.168 pessoas foram qualificadas e 1.486 jovens capacitados para o mercado de trabalho.

Clique aqui para ver a lista dos 70 municípios que vão receber o Porta a Porta em 2013 (Arquivo Word).

Clique aqui para ver a lista dos municípios que já pertencem ao Travessia e que vão pactuar novos compromissos (Arquivo Word).