13h50min - 08 de Julho de 2009 Atualizado em 10h19min - 26 de Junho de 2013

Jovens talentos recebem Prêmio de Literatura do Governo de Minas

Tamanho: 2,7 MB

CABEÇA:

Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, foi palco nesta quarta-feira, da entrega do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Nesta segunda edição, foram distribuídos 210 mil reais para os vencedores em 4 categorias. Na poesia venceu o cearense Eduardo Jorge de Oliveira, na categoria ficção, o mineiro Reni Adriano Batista e Maria Zilda Freitas foi a vencedora na categoria Jovem Escritor Mineiro. Com o prêmio, ela pretende lançar seu primeiro livro: o romance que a fez vencer o concurso.

Maria Zilda Freitas

C: “É um romance...”

T: “... espero.”

OFF:

Na categoria conjunto da obra, o homenageado foi o escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo. Com mais de 60 títulos publicados, o autor se destaca por trabalhos que caíram no gosto popular como o Analista de Bagé, e o personagem Ed Mort. O jornalista escreve ainda crônicas para grandes jornais e revistas do Brasil. Luis Fernando Veríssimo elogiou a iniciativa do Governo em incentivar os novos escritores.

Luis Fernando Veríssimo

C; “Eu acho ótimo...”

T: “... brasileiro.”

OFF:

Os prêmios foram entregues pelo vice-governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, que destacou a idade dos vencedores: todos com menos de 30 anos. Segundo ele, isso demonstra que os jovens se interessam cada vez mais pelas artes e por cultura e que é papel dos governos e da sociedade apoiar esses novos talentos.

Antonio Augusto Anastasia

C: “Um prêmio dessa dimensão...”

T: “... de Minas Gerais.”

NOTA PÉ:

Essa segunda edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura recebeu 895 inscrições. A grande maioria, 674 na categoria poesia. 35% dos inscritos eram de outros Estados. A previsão é de que o próximo edital do prêmio seja lançado no primeiro semestre de 2010.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram