Governador

23h00min - 11 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h25min - 09 de Outubro de 2015

Pronunciamento do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, durante cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público de Minas Gerais

Belo Horizonte - 11/9/2015

Tamanho: 5,2 MB

Estou muito alegre, muito feliz, no dia de hoje, por dois motivos. Primeiro, por receber esta medalha, a medalha Francisco Lins do Rego. Nosso Chico Lins do Rego. Eu conhecia o Francisco Lins do Rego. Eu era prefeito, tive uma breve convivência com ele, e chorei junto com vocês a perda do Chico Lins do Rego. Então, ser homenageado com a medalha que leva esse nome, para mim, é uma emoção muito grande.

O outro motivo de alegria é de poder, como chefe do Executivo estadual, estar aqui na casa do Ministério Público, no dia de hoje, que é o dia do Ministério Público, celebrando com vocês a trajetória do Ministério Público de Minas Gerais. Eu fui, e aí quero dar o meu testemunho, eu fui companheiro de ação pública de pelo menos quatro procuradores gerais, dois dos quais estão aqui. Eu fui companheiro de ação pública, desde a minha trajetória na Prefeitura de Belo Horizonte como secretário de Fazenda, do dr. Luiz Ulisses, do dr. Jarbas Soares, do dr. Alceu Torres Marques, e agora do dr. Carlos André. Todos eles, e aí dou o meu testemunho, homens probos, corretos, que acima de tudo mantêm o compromisso com o interesse público, e que souberam conduzir o Ministério Público com isenção, com imparcialidade, com justiça. E trouxeram o Ministério Público de Minas Gerais a este patamar em que ele se encontra hoje.

Eu diria que é um Ministério exemplar para o Brasil. Porque esta Casa construiu uma cultura, um ambiente de diálogo, de busca de soluções para os conflitos. Um ambiente em que o promotor, o procurador, o agente público do Ministério Público busca investigar, sim. Porque é para isso que ele tá ungido do cargo. Mas investigar e acompanhar, para corrigir e para educar. Em busca dos melhores resultados. Guardando as medidas judiciais e as punições como último recurso, quando não se encontra outro caminho para aquilo que nós todos queremos, que é eficiência e os bons resultados no setor público. E esse é o Ministério Público com o qual eu convivi nesses anos todos, e que eu tenho o privilégio de estar aqui com vocês para dar esse testemunho. Então, eu me sinto extremamente feliz por ter, ao longo de quase 30 anos de trajetória na vida pública, acompanhado e ter sido testemunha dessa trajetória do no Ministério público.

Esse testemunho eu poderia dá-lo como cidadão, mas quis o destino que eu desse como governador do Estado. Então, torna-se talvez um pouquinho mais importante dizer que o governador reconhece publicamente esta trajetória  e esse compromisso com o Ministério Público. Mencionei aqui os procuradores com os quais eu tive mais contato, mas podia mencionar todos os outros com o mesmo carinho e a mesma distinção, e dar exemplos de como isso pode dar bons resultados para o cidadão e para a cidadã de Minas Gerais. O procurador Carlos André, no discurso mencionou a ação do Ministério Público Eficiente em vários setores. Eu poderia mencionar alguns que não fizeram parte do seu discurso. O Ministério Público do Meio Ambiente, coordenado pelo promotor Carlos Eduardo, tem feito um trabalho excepcional com o Servas no Norte de Minas, e buscado e atingido resultados que de fato melhoram e dignificam a vida do cidadão e da cidadã de Minas Gerais. E é isso que nós buscamos.

E talvez o exemplo maior nós tenhamos podido compartilhar aqui, na manhã de hoje, assinando essa resolução conjunta que cria a Câmara de Prevenção e Solução de Conflitos, uma iniciativa inédita no Brasil. Tenho certeza absoluta de que a Câmara vai produzir excelentes resultados pra Minas Gerais. Então, estou extremamente feliz e emocionado de ser testemunho e personagem nesta manhã de hoje com vocês aqui. E dizer que o nosso compromisso, do meu pessoal e dos meus secretários, é o de ser permanentemente parceiro do Ministério Público do Estado, na busca de corrigir o que deve ser corrigido, manter o que está dando certo, melhorar cada vez mais e prestar o melhor serviço possível ao povo do nosso estado.

É esse o compromisso do nosso Ministério Público. É esse o compromisso do nosso Poder Executivo. Então, como cidadão agora, e não como governador, parabéns ao Ministério Público de Minas Gerais. Estou muito honrado com a medalha e muito feliz de estar aqui com vocês.

Muito obrigado.