15h39min - 02 de Junho de 2009 Atualizado em 05h07min - 29 de Junho de 2013

Revitalização do Rio das Velhas é tema de debate no Canal Minas Saúde

Tamanho: 2,8 MB

CABEÇA:

Navegar, pescar e nadar no Rio das Velhas. Essa é a Meta 2010 proposta pelo Governo do Estado. Essa meta permeia todas as ações públicas para revitalização do rio. Entre elas, a mobilização da população que vive no entorno do Rio das Velhas e grandes investimentos em saneamento. Desde 2003 a Copasa já investiu 570 milhões de reais em obras de infra-estrutura e principalmente tratamento de esgoto. Até o ano que vem serão mais 760 milhões. Os resultados dessas ações foram comprovados durante expedição realizada durante 23 dias que percorreu 800 quilômetros do Rio das Velhas. Nesta terça-feira, esses resultados foram apresentados e debatidos com representantes dos órgãos ambientais de Minas, universidades e representantes da Copasa e do Projeto Manuelzão. O debate foi transmitido pelo Canal Minas Saúde, Rede Minas, Rádio Inconfidência e pela internet. Uma das principais considerações da expedição foi o reaparecimento de peixes em várias regiões. O colaborador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, elogiou a iniciativa do debate.

SONORA:

Apolo Heringer

C: “Espetacular...”

T: “... internacional.”

OFF:

O secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, que também participou do debate explica que a iniciativa leva informação à população, que pode ser a principal colaboradora para o cumprimento da Meta 2010.

SONORA:

José Carlos Carvalho

C: “Eu acho então que essa foi a grande...”

T: “... desse processo.”

NOTA PÉ:

Durante a expedição foi realizado o FestiVelhas. Um festival de mobilização social que aconteceu nas cidades por onde passaram os expedicionários. No próximo sábado, dia 6, o Projeto Manuelzão vai fazer uma exposição de fotos, vídeos e manifestações artísticas da população ribeirinha, no Parque Municipal, em Belo Horizonte.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram