18h34min - 03 de Abril de 2009 Atualizado em 01h09min - 27 de Junho de 2013

Aécio empossa Conselho Estadual de Turismo

O governador Aécio Neves visitou a segunda edição do Salão Mineiro do Turismo, em Belo Horizonte. Durante a visita, o governador empossou o Conselho Estadual de Turismo para um mandato de dois anos. O salão é uma vitrine dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas, com espaço para comercialização de produtos, capacitação e promoção do turismo.

BELO HORIZONTE (03/04/09) - O governador Aécio Neves visitou, nesta sexta-feira (3), a segunda edição do Salão Mineiro do Turismo, no Minascentro, em Belo Horizonte. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo, o salão é uma vitrine dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas, com espaço para comercialização de produtos, troca de conhecimento, capacitação e promoção do turismo de Minas.

“Não há nenhuma outra atividade cujo resultado seja tão efetivo em relação ao gasto, ao investimento, quanto no turismo. O investimento que se faz é muito pequeno para o retorno que se pode ter. O turismo já é uma das principais atividades econômicas de Minas. É uma das principais alternativas, sobretudo em tempos de crise, quando estamos vendo as atividades industriais diminuindo o seu ritmo. Temos no turismo talvez a mais vigorosa indústria, a partir da ação também do Estado de qualificação de mão-de-obra, de recuperação, de estruturas dessas regiões, da sua divulgação. Estamos também dando um passo concreto para gerar emprego, gerar renda para essas regiões, e ajudar Minas a superar a crise”, disse o governador, em entrevista, acompanhado da secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Durante a visita, o governador empossou o Conselho Estadual de Turismo para um mandato de dois anos. O conselho foi reestruturado por lei estadual, sancionada em janeiro deste ano, e regulamentado em março. Terá 43 integrantes, sendo 28 da sociedade civil e 15 do setor público e será responsável por elaborar programas e definir projetos para o setor.

“Temos uma série de atrativos turísticos que, articulados, certamente podem permitir a Minas Gerais se transformar no primeiro e principal circuito turístico deste país. Acredito firmemente que temos condições para isso. E é nesse contexto que damos posse ao nosso Conselho Estadual de Turismo”, afirmou o governador.

Programação

A programação do evento inclui rodadas de negócios em que os operadores nacionais conhecem roteiros de todas as regiões do Estado. Representantes de Belo Horizonte e de 41 Associações de Circuitos, que representam 600 municípios, estão participando do Salão. Companhias aéreas e redes hoteleiras também estão apresentando seus produtos. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas visitem o Minascentro nos dois dias do salão, que se encerra neste sábado (4).

“É muito importante que os municípios compreendam a importância de terem o seu plano diretor de turismo, de todos eles terem o Conselho Municipal de Turismo, e a partir daí o Estado dá o apoio para que haja divulgação desses circuitos. Nós estamos ajudando a preparar as pessoas, a qualificá-las e a atrair investimentos”, enfatizou o governador.

Durante a vista ao Salão do Turismo, o governador teve também a oportunidade de assistir algumas apresentações da cultura mineira, com música, dança e folclore. O artesanato e produtos rurais também estão sendo expostos por pequenos produtores do Programa Minas Artesanal, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a venda de queijos, doces e cachaças.