Segurança / Defesa Social

14h19min - 01 de Abril de 2009 Atualizado em 17h46min - 29 de Junho de 2013

Aécio Neves inaugura nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar

O governador Aécio Neves inaugurou a nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar, no Barreiro, em Belo Horizonte. O novo prédio vai abrigar o efetivo de 452 policiais militares que já atua na região desde 2006. O Governo de Minas investiu R$ 2,7 milhões na construção do novo prédio.

BELO HORIZONTE (01/04/09) - O governador Aécio Neves inaugurou, nesta quarta-feira (1º), a nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar, no Barreiro, em Belo Horizonte. O novo prédio vai abrigar o efetivo de 452 policiais militares que já atua na região desde 2006, quando o batalhão foi criado. Durante a solenidade, o governador destacou que as novas instalações irão contribuir com o trabalho da Polícia Militar no Barreiro, que já apresenta resultados positivos na redução da criminalidade.

“Em relação ao ano de 2006, na região do Barreiro, houve uma queda nos crimes violentos de 34,1%. Portanto, estamos percorrendo a linha inversa do que percorre a maioria dos estados brasileiros. Enquanto lá cresce a criminalidade, aqui - por mais que reconheçamos que ela ainda é alta e precisa ser enfrentada - percebemos que estamos no caminho certo”, afirmou.

Aécio Neves também anunciou que, entre março de 2008 e março de 2009, os homicídios em Belo Horizonte tiveram uma queda de 29,1% e na Região Metropolitana de Belo Horizonte de 31,8%.

Batalhão

A nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar está localizada na avenida Afonso Vaz de Melo, entre o Via Shopping e a futura sede da regional da prefeitura de Belo Horizonte no Barreiro. O Batalhão também fica próximo à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) – Unidade Barreiro.

O Governo de Minas investiu R$ 2,7 milhões na construção do novo prédio, que tem 2.086 metros quadrados de área construída, quadra poliesportiva e estacionamento para 28 viaturas. O terreno foi doado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O prefeito da capital, Marcio Lacerda, destacou que a nova sede é mais uma parceria produtiva entre a administração municipal e o Governo de Minas. “Mais uma vez essa parceria concretizou-se com a cessão desse terreno para a instalação do Batalhão”, comentou. Também estiveram presentes à solenidade, o o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, e todo o Comando da PMMG.

A Polícia Militar no Barreiro atende a uma população (residente e flutuante) de 480 mil habitantes. O 41º Batalhão é responsável pela segurança de 41 bairros e 19 aglomerados, em uma extensão territorial de 49,30 quilômetros quadrados.

A antiga sede funcionava nas dependências do Via Shopping. Além de oferecer mais conforto, as novas instalações permitem melhor atendimento à comunidade.

Investimentos

O governador Aécio Neves destacou que a queda na criminalidade em Belo Horizonte e em outras regiões do Estado é resultado dos investimentos crescentes que têm sido feito pelo Governo de Minas em segurança pública.

“Minas é, entre os 27 estados brasileiros, o que mais investe em segurança, com cerca de 13,5% da nossa receita. De 2003 até aqui, foram mais de R$ 22 bilhões de investimentos em segurança pública em Minas e 99,1% desses recursos vieram do Tesouro do Estado. Foi a partir de uma definição clara da prioridade à segurança que buscamos fazer esses novos investimentos”, destacou.

Aécio Neves detalhou os investimentos dos últimos anos lembrando que o número de vagas no sistema prisional passou de 5 mil para 17 mil, desde 2003. O governador também destacou a melhoria nas condições de trabalho dos policiais, com o aumento de 7 mil para 14 mil viaturas nas ruas nos últimos anos.