Segurança / Defesa Social

15h13min - 20 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 15h15min

Complexo Penitenciário de Ponte Nova ganha escola e galpão de trabalho

Detentos do município da Zona da Mata vão estudar e trabalhar nos dois espaços inaugurados nesta quinta-feira pela Seds

Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), inaugurou, nesta quinta-feira (20), em Ponte Nova, na Zona da Mata, o segundo endereço da Escola Estadual Senador Antônio Martins e um galpão de trabalho, no qual serão desenvolvidas atividades de impressão em sacolas e bolsas por detentos do complexo penitenciário do município. Foi inaugurada também a ampliação do núcleo administrativo da unidade prisional e assinado um termo de compromisso entre a Suapi e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga.

O segundo endereço da Escola Estadual Senador Antônio Martins teve suas atividades iniciadas no último dia 10 e é composto por três salas de aula, uma sala de informática e biblioteca, além de banheiros e sala para revista. A superintendente Regional de Educação, Ana Maria Gomes, ressalta que a escola tem toda a legalidade e legitimidade para desenvolver as atividades educacionais da Secretaria de Estado de Educação.

O corpo docente desta extensão da Escola Estadual Senador Antônio Martins é formado por três educadores dos anos iniciais, quatro educadores dos anos finais, uma pedagoga e um assistente técnico de educação básica (ATB), que atenderão 90 alunos do Complexo Penitenciário de Ponte Nova. A obra teve início em abril do ano passado e foi concluída em outubro do mesmo ano, sendo investidos R$ 390.696,53 pela Secretaria de Estado de Defesa Social.

Mão de obra

No galpão de trabalho funcionará uma oficina de serigrafia (silk-screen) em sacolas e bolsas, que é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador. A unidade de produção pertence à empresa Ecopel e empregará 10 presos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, que começam a trabalhar logo após a inauguração.

O galpão tem 110 metros quadrados e para sua construção o parceiro de trabalho investiu R$ 33 mil. O superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, revela que todos os parceiros de trabalho do Complexo Penitenciário de Ponte Nova estão satisfeitos com a produtividade e dedicação dos detentos. “O sistema prisional de Minas Gerais tem atualmente 13.200 presos trabalhando e esta unidade faz parte deste número, graças à dedicação de todos, da segurança, do atendimento e do administrativo”, explica o superintendente.

Diversificação

O Complexo Penitenciário de Ponte Nova tem outras atividades de trabalho como fabricação de gaiolas, montagem e desmontagem de pallet (peça usada para movimentação de cargas, por meio do uso de empilhadeiras), fabricação de capas de chuva, de aventais, de cortinas para box, de bolas e pré-moldados. Na unidade há também presos que trabalham na cozinha e na horta.

O núcleo administrativo da unidade foi ampliado e terá duas salas, uma com oito estações de trabalho e outra sala para o diretor administrativo.

Parceria

O termo de compromisso firmado entre a Subsecretaria de Administração Prisional e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga, formada por 22 cidades, propõe a instalação de um galpão para produção de asfalto, no espaço externo do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, e a capacitação de presos para a atividade. A previsão é empregar, inicialmente, mão de obra de cinco detentos, mas o número pode aumentar de acordo com a demanda das cidades associadas.

Na solenidade estiveram presentes o prefeito de Ponte Nova, Paulo Augusto Malta Moreira, representantes do poder Legislativo, Judiciário, membros da Defensoria Pública, da Polícia Militar e empresários da região.