Minas por Região
Segurança / Defesa Social

15h11min - 20 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 15h16min

Complexo Penitenciário de Ponte Nova ganha escola e galpão de trabalho

Detentos do município da Zona da Mata vão estudar e trabalhar nos dois espaços inaugurados nesta quinta-feira pela Seds

Bernardo Carneiro
Segundo endereço da Escola Senador Antônio Martins, inaugurado nesta quinta, vai atender 90 detentos
Segundo endereço da Escola Senador Antônio Martins, inaugurado nesta quinta, vai atender 90 detentos

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), inaugurou, nesta quinta-feira (20), em Ponte Nova, na Zona da Mata, o segundo endereço da Escola Estadual Senador Antônio Martins e um galpão de trabalho, no qual serão desenvolvidas atividades de impressão em sacolas e bolsas por detentos do complexo penitenciário do município. Foi inaugurada também a ampliação do núcleo administrativo da unidade prisional e assinado um termo de compromisso entre a Suapi e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga.

O segundo endereço da Escola Estadual Senador Antônio Martins teve suas atividades iniciadas no último dia 10 e é composto por três salas de aula, uma sala de informática e biblioteca, além de banheiros e sala para revista. A superintendente Regional de Educação, Ana Maria Gomes, ressalta que a escola tem toda a legalidade e legitimidade para desenvolver as atividades educacionais da Secretaria de Estado de Educação.

O corpo docente desta extensão da Escola Estadual Senador Antônio Martins é formado por três educadores dos anos iniciais, quatro educadores dos anos finais, uma pedagoga e um assistente técnico de educação básica (ATB), que atenderão 90 alunos do Complexo Penitenciário de Ponte Nova. A obra teve início em abril do ano passado e foi concluída em outubro do mesmo ano, sendo investidos R$ 390.696,53 pela Secretaria de Estado de Defesa Social.

Mão de obra

No galpão de trabalho funcionará uma oficina de serigrafia (silk-screen) em sacolas e bolsas, que é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador. A unidade de produção pertence à empresa Ecopel e empregará 10 presos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, que começam a trabalhar logo após a inauguração.

O galpão tem 110 metros quadrados e para sua construção o parceiro de trabalho investiu R$ 33 mil. O superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, revela que todos os parceiros de trabalho do Complexo Penitenciário de Ponte Nova estão satisfeitos com a produtividade e dedicação dos detentos. “O sistema prisional de Minas Gerais tem atualmente 13.200 presos trabalhando e esta unidade faz parte deste número, graças à dedicação de todos, da segurança, do atendimento e do administrativo”, explica o superintendente.

Diversificação

O Complexo Penitenciário de Ponte Nova tem outras atividades de trabalho como fabricação de gaiolas, montagem e desmontagem de pallet (peça usada para movimentação de cargas, por meio do uso de empilhadeiras), fabricação de capas de chuva, de aventais, de cortinas para box, de bolas e pré-moldados. Na unidade há também presos que trabalham na cozinha e na horta.

O núcleo administrativo da unidade foi ampliado e terá duas salas, uma com oito estações de trabalho e outra sala para o diretor administrativo.

Parceria

O termo de compromisso firmado entre a Subsecretaria de Administração Prisional e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga, formada por 22 cidades, propõe a instalação de um galpão para produção de asfalto, no espaço externo do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, e a capacitação de presos para a atividade. A previsão é empregar, inicialmente, mão de obra de cinco detentos, mas o número pode aumentar de acordo com a demanda das cidades associadas.

Na solenidade estiveram presentes o prefeito de Ponte Nova, Paulo Augusto Malta Moreira, representantes do poder Legislativo, Judiciário, membros da Defensoria Pública, da Polícia Militar e empresários da região.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato