19h12min - 28 de Outubro de 2009 Atualizado em 18h47min - 27 de Junho de 2013

Educação apresenta resultados da alfabetização no Estado

Em Minas, todos os alunos de oito anos de 80,5% das escolas estaduais sabem ler e escrever com autonomia. Há três anos, este índice era de 44%. Esses números foram apresentados pelo Caed, da UFJF. O Caed realiza a análise externa do Proalfa da Secretaria de Estado de Educação.

BELO HORIZONTE (28/10/09) - Em Minas Gerais, todos os alunos de oito anos de 80,5% das escolas estaduais sabem ler e escrever com autonomia. Há três anos, este índice era de 44%. Esses números foram apresentados nesta quarta-feira (28) pelo coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wellington Silva. O Caed é a instituição que realiza a análise externa do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) da Secretaria de Estado de Educação.

Para a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o desafio agora é diagnosticar e desenvolver estratégias específicas para o avanço das quase 20% das escolas que ainda não alcançaram este resultado.

O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O programa faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e foi desenvolvido por meio da parceria entre a SEE, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A avaliação do Proalfa identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos alunos e é parte da estratégia da SEE para alcançar a meta de que em Minas toda criança saiba ler e escrever até os oito anos de idade. Os testes são anuais e aplicados em todos os alunos das redes estadual e municipais nas escolas urbanas e rurais e identifica o nível de aprendizado de cada aluno. O intervalo entre a aplicação dos testes e o resultado possibilita ações de intervenção na aprendizagem.

A avaliação é censitária para os alunos do 3º ano (8 anos de idade) e amostral para os do 2º e 4º anos. A censitária é uma avaliação nominal, que identifica o nível em que se encontra cada aluno e possibilita intervir em sua aprendizagem de forma pontual e individualizada, se necessário. A amostral produz indicadores de alfabetização para subsidiar o processo de intervenção pedagógica na escola.

Minas Gerais ainda é o único estado do país que avalia os níveis de alfabetização dos alunos das redes públicas estadual e municipais, anualmente, de modo universal, incluindo os alunos das áreas rurais. Em 2009, todos os municípios aderiram ao Proalfa. O Estado é precursor na construção de instrumentos de avaliação testados e aperfeiçoados, cujos resultados estão aptos a serem utilizados pelos gestores e professores na melhoria do processo de alfabetização.

Realizado pelo quarto ano consecutivo, o Proalfa se consolida como um poderoso instrumento de políticas públicas transformadoras na área de Educação já que permite mapear exatamente onde estão localizados o sucesso e o fracasso dos alunos por rede, por município e por escola.

Resultados do Proalfa

O universo de alunos avaliados aumentou. Na rede estadual a participação geral dos alunos do 3º ano passou de 81% em 2008 para 91,1% em 2009. Efetivamente, participaram 117.391 alunos da rede estadual de ensino neste ano. No ano passado foram 112.604 estudantes, o que representa um crescimento de 4,3% de alunos avaliados.

As redes municipais apresentaram grande aumento no percentual de participação dos alunos com a adesão das escolas dos municípios de Betim, Contagem e Juiz de Fora que não participaram das edições anteriores do Proalfa. A rede municipal aumentou em 20,3% o número de alunos avaliados no período de 2008-2009. Ao todo, participaram 314.316 alunos da rede pública de ensino (estadual e redes municipais) do Proalfa/2009.

Veja em imagens os quadros com mais informações sobre o Proalfa