19h38min - 24 de Maio de 2010 Atualizado em 04h47min - 28 de Junho de 2013

Governo realiza audiência pública sobre gestão do Mineirão

BELO HORIZONTE (24/05/10) - O Governo de Minas realizou, nesta segunda-feira (24), no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, audiência pública sobre o processo de concessão administrativa do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). A audiência debateu junto à sociedade o projeto de modernização do estádio que inclui a contratação das obras da terceira fase e o novo modelo de gestão do Mineirão.

O presidente do Núcleo Gestor das Copas do Governo de Minas, Tadeu Barreto, ressaltou que a audiência pública teve o objetivo de receber sugestões e críticas de todos os interessados pelo projeto de gestão do Mineirão. “Iremos analisar as sugestões, sendo que as mais interessantes serão aproveitadas”, ponderou Barreto.

Durante a audiência pública, que contou com a participação de membros da sociedade e da iniciativa privada, foram apresentados os benefícios da Copa do Mundo para Minas Gerais, o projeto de modernização e o modelo de gestão do novo Mineirão. Na parte da tarde, foram respondidos questionamentos realizados pelos participantes por meio de formulários na parte da manhã, primeira parte do evento.

Consulta pública

A audiência pública sobre o modelo de gestão do novo Mineirão e da terceira etapa de obras do estádio faz parte do processo de consulta iniciado pelo Governo de Minas no final de abril. A consulta pública é uma oportunidade da sociedade discutir o projeto de modernização do estádio. Os interessados têm até o dia 31 de maio para encaminhar sugestões para o email novomineirao@planejamento.mg.gov.br.

No site www.estadopararesultados.mg.gov.br, o cidadão pode ter acesso a documentos relativos a plantas arquitetônicas, descrição do modelo de gestão adotado pelo Governo de Minas, minuta do contrato e do edital e caderno de responsabilidades do Governo de Minas e do concessionário.

Gestão compartilhada

Na segunda quinzena de abril, o Governo de Minas apresentou o modelo de gestão do Mineirão que será modernizado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. A proposta prevê um modelo de gestão compartilhada entre o Governo do Estado, iniciativa privada e os clubes de futebol da capital.

Pela proposta, o Governo de Minas terá como parceiro uma empresa ou consórcio que será responsável pela realização dos investimentos e execução das obras da terceira etapa do Mineirão, bem como pela operação e manutenção do estádio por 25 anos, sob monitoramento e controle do Governo de Estado.

Reunião com o presidente da CBF

Logo após a audiência pública da manhã, o presidente do Núcleo Gestor das Copas, Tadeu Barreto, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, partiram para o Rio de Janeiro (RJ) onde participaram de um encontro com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Durante o encontro, foi formalizada a candidatura de Belo Horizonte para receber a partida de abertura do mundial. O anúncio da candidatura da capital mineira foi antecipado pelo governador Antonio Anastasia nessa sexta-feira (21).

Na reunião na sede da CBF, também foi apresentado o planejamento estratégico para a Copa do Mundo de 2014. O documento, uma ação conjunta do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte, foi lançado em abril e reúne 54 projetos nas áreas de Infraestrutura Esportiva, Mobilidade, Turismo e Rede Hoteleira, Comunicação e Marketing, Utilidade Pública e Requisitos FIFA.