Minas por Região
Cultura

21h58min - 17 de Março de 2010 Atualizado em 21h19min - 26 de Junho de 2013

Inauguração do Espaço TIM UFMG do Conhecimento será domingo

BELO HORIZONTE (17/03/10) - A partir deste domingo (21), apresentações artísticas e exposições científicas na Praça da Liberdade iniciam as celebrações em torno da abertura do Circuito Cultural Praça da Liberdade e da inauguração do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. A atração será o show gratuito de Lô Borges, Milton Nascimento e convidados, com participação de Fernanda Takai, Rogério Flausino, Wagner Tiso, Marina Machado e Telo Borges. A apresentação começará às 17h.

Nesta quarta-feira (17), o conteúdo completo da exposição do Espaço TIM UFMG de Conhecimento foi apresentado à imprensa pela curadora do espaço e professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, Patrícia Kauark Leite. Também participaram da entrevista coletiva a vice-reitora Heloisa Starling, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, o secretário-adjunto de Estado de Cultura, Estêvão Fiúza e o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM, Maurício Barcellar.

Viabilizado em parceria entre o Governo de Minas, UFMG e TIM, que investiu R$ 13,6 milhões, o espaço tem cinco andares de salas com telescópios, planetário e a exposição Demasiado Humano, que estará aberta ao público a partir desta segunda-feira (23). Um dos destaques dessa primeira exposição temporária de longa duração é o crânio de um homem que viveu em Minas Gerais há mais de 11 mil anos, que pertenceu a um integrante dos primeiros grupos humanos caçadores-coletores que viveram no Estado. O homem teria pertencido ao mesmo grupo populacional a da jovem Luzia, cujo esqueleto é considerado o fóssil humano mais antigo das Américas.

Outro ponto forte da exposição é a interatividade. Em diversos momentos os visitantes serão levados a interagir com as instalações, como na atividade em que poderão tirar uma foto e indicar a um monitor com quais características físicas, tais como cor dos olhos e da pele e tipo de nariz, gostariam de se ver. Um software irá transformar a foto, fazendo com que a imagem do visitante assuma características físicas de outro grupo humano. Um negro poderá, por exemplo, ver a simulação de como seria caso tivesse características de populações orientais. Todo o trabalho envolveu uma equipe de cerca de 30 professores da UFMG e mais de 100 profissionais ligados à universidade.

No primeiro andar, os visitantes encontrarão, além do hall de acolhimento, o Espaço TIM, onde os frequentadores poderão se divertir e interagir com a história e os recursos tecnológicos da telefonia celular. No mesmo piso, haverá ainda um café, que conta com uma jukebox diferente. A relação das músicas fica exposta em duas telas e o pedido é feito por meio de mensagens de texto enviadas por celulares.

Uma inovação é a transformação da fachada frontal do espaço em um grande painel de projeção, que vai transportar para o exterior do prédio os conteúdos científicos e culturais expostos em seu interior, sob a forma de imagens, vídeos e atividades interativas.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento ocupa o antigo edifício da reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), totalmente reformado a partir do projeto da arquiteta Jô Vasconcelos para receber o novo empreendimento. Ele será aberto a todo o público e a expectativa é que atraia cerca de 100 mil visitantes ao ano, a maior parte professores e alunos da educação básica. Além das visitas, o Espaço oferecerá uma variada gama de atividades de formação, como cursos, oficinas e palestras, grupos de estudo para educadores, entre outras. Para isto, o edifício conta com três salas ambiente com instalações adequadas. Todos os andares do Espaço TIM UFMG do Conhecimento possuem acesso Wi-Fi gratuito, instalado pela TIM.

Planetário e observatório astronômico

O planetário e o observatório astronômico do Espaço TIM UFMG do Conhecimento estão instalados no quinto pavimento do edifício, dotado de um teto retrátil, permitindo a utilização de instrumentos para observação celeste.

O planetário, com capacidade para 60 pessoas, funcionará em sessões regulares, ao longo de todo o dia. Compõem o planetário um projetor Skymaster ZKP4 e um sistema de projeção digital Spacegate Duo, produzidos pela empresa alemã Carl Zeiss. Tais equipamentos permitem a projeção de imagens por meio de fibra ótica, que dá tratamento visual individualizado a cada uma das estrelas reproduzidas, dotando-as de maior brilho, nitidez e precisão. Os equipamentos, os mais avançados e inovadores do gênero, permitem ainda a transformação do planetário em um espaço multimídia, com ambiente de imersão total. Assim, a cúpula pode ser usada tanto para as tradicionais projeções astronômicas quanto como suporte para a projeção filmes em formato fulldome.

Parceria

“Com esse espaço conseguimos fazer a UFMG ser do mundo e de Minas Gerais”, afirmou a vice-reitora Heloisa Starling. Ela destacou que todas as atrações da exposição foram feitas por professores, alunos, ex-alunos e pessoas ligadas à universidade e afirmou que o Espaço conseguiu reunir áreas que nunca tinham trabalhado juntas. “Não existe um lugar como esse no Brasil. Essa mistura traz uma singularidade”, disse.

O secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, afirmou que o Espaço TIM UFMG do Conhecimento representa um marco para a cultura de Minas, justamente por abranger vários campos do conhecimento. “A cultura é o território de encontro das pessoas”, disse. Brant ressaltou a importância das parcerias para que a instalação do Espaço fosse possível. “Temos uma ideia de que tudo que é público é responsabilidade do governo, mas isso não é verdade”, argumentou.

O diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM, Mauricio Barcellar, afirmou que o novo espaço é “um grande exemplo do que a parceria público-privada pode fazer pelo Estado” e disse ser um privilégio trabalhar com a UFMG. “Essa universidade está entre as melhores do país e tem condições de aportar um conteúdo de altíssimo nível para esse Espaço”, elogiou, ressaltando a participação da operadora em mais uma importante iniciativa junto aos mineiros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato