14h32min - 28 de Agosto de 2009 Atualizado em 19h56min - 22 de Junho de 2013

Jovens aprendem consumo consciente com Chefs do Amanhã

TIRADENTES (28/08/09) - Paula Gomes de Noronha, de 15 anos, nunca pensou que casca de banana pudesse se transformar num delicioso bolo. “Mas pode e fica muito gostoso”, diz a jovem ao experimentar a receita. Ela diz que, antes, simplesmente jogava as cascas fora, sem saber sobre a importância dos nutrientes que estavam indo pro lixo. “Com o curso, sei o valor de cada parte do alimento e da diferença que pode fazer no bolso do papai e da mamãe”.

Ela e outras 52 pessoas, em sua maioria estudantes da Escola Estadual Basílio da Gama, do município de Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes, aprenderam como aproveitar integralmente os nutrientes dos alimentos, por meio do projeto Chefs do Amanhã, do Governo de Minas, que ensina gastronomia a jovens carentes. O projeto já acontece em Belo Horizonte, desde o ano passado, e chegou a Tiradentes, especialmente para o Festival Gastronômico da cidade, que termina neste domingo (30). Os jovens tiveram aulas de segunda (24) a quinta-feira (27), num total de 16 horas/aula.

De acordo com o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Roberto Tross, o Chefs do Amanhã em Tiradentes integra o calendário de um dos festivais gastronômicos mais importantes do país. “Os jovens passam a se sentir parte do processo, com perspectivas inclusive de seguirem carreira na área gastronômica e, porque não, como grandes chefs. Esse é um passo importante para interiorizar o projeto e demonstrar que o jovem deve ser visto como parte da solução”, afirma Tross.

Para a coordenadora e instrutora do Chefs do Amanhã, Cláudia Porto, a palavra chave que vem sendo trabalhada entre os jovens é “consumo consciente”. Ela explica que essa é a grande diferença entre gastronomia e culinária. “Nós não ensinamos simplesmente receitas, nós estimulamos reflexão e o consumo correto. Grande parte das famílias brasileiras fazem suas refeições assistindo televisão e não prestam atenção no que estão ingerindo. Esse é um hábito cotidiano que o jovem pode corrigir, conhecendo melhor os nutrientes dos alimentos ”.

Segundo Cláudia Porto, as aulas são práticas e nutritivas e têm a finalidade de incentivar o jovem a compreender melhor essa funcionalidade dos alimentos. “Saber, por exemplo, que inhame é depurativo e que faz bem pra pele, que a soja ajuda a mãe no processo da reposição hormonal, que para o pai não ter azia, depois de comer uma macarronada, o correto é colocar bicarbonato e não açúcar no molho, que devemos usar sal grosso, por causa dos oligoelementos, e não o sal fino, são alguns dos exemplos fáceis, do dia-a-dia que repassamos para os jovens durante o curso”, relata a instrutora.

Receitas

O curso foi realizado na cozinha montada especialmente para o evento, num espaço cenográfico no Largo da Rodoviária, no mesmo ambiente onde chefs e convidados preparam receitas durante o festival.

Os alunos aprenderam técnicas de manipulação, congelamento e aproveitamento integral dos alimentos, noções de higiene, dicas de compras e economia. Entre os pratos foram ensinados, estão: salpicão de casca de melancia, bolo de casca de banana, refrigerante de laranja feito a base de cenoura, sorvete e esfiha de inhame e brigadeiro de mandioca. O curso foi gratuito e os alunos receberam avental e apostila com as receitas preparadas durante os quatro dias.

Sabrina Aparecida Paiva Moreira, de 20 anos, saiu há três meses da cidade de Barbacena, onde fez um curso para garçonete, para morar e trabalhar em Tiradentes. “Como não tinha vaga pra garçonete, fui lavar louça num restaurante daqui. Fazia meu serviço rápido e ia correndo pra beira do fogão ver minha chefe cozinhando. Acabei aprendendo e hoje já preparo risotos e sopas para os clientes”, diz a jovem. Ela também concluiu o curso do Chefs do Amanhã, em Tiradentes, e diz que já está aplicando o que aprendeu no restaurante. “Meu chefe adorou a ideia de substituir o sal fino pelo sal grosso e já está usando nas receitas”. Mais que transformar receitas, Sabrina mudou os planos para o futuro e, com o diploma de Chefs do Amanha, tem sonhos mais altos. “Antes pensava apenas em ser garçonete, agora quero ser uma chef de cozinha e quem sabe participar do Festival de Gatronomia da cidade”, ressalta a jovem.

Dayane Cristina Gonçalves, 15 anos, também mudou de ideia depois de fazer o curso e, ao invés de ser advogada, quer fazer faculdade de gastronomia. “Não gostava de cozinha e descobri com as aulas que adoro. Essa é a profissão que quero seguir.”

O projeto é desenvolvido pela Seej, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, e conta com o apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), da Ceasa Minas e do Mercado Central de Belo Horizonte.

Em 2008, o Chefs do Amanhã capacitou cerca de 280 jovens em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e Contagem. A previsão para este ano é que mil pessoas sejam qualificadas. Informações sobre disponibilidade de vagas podem ser obtidas na Coordenadoria Especial da Juventude pelos telefones (31) 3349-2851/3337-4011 e pelo e-mail dirq@juventude.mg.gov.br; na Ceasa Minas (31) 3399-2212 claudiasantos@ceasaminas.com.br e no CMRR (31) 3465-1206 cozinhaexperimental@cmrr.mg.gov.br