Minas por Região
Governo | Agricultura

20h19min - 08 de Agosto de 2013 Atualizado em 23h06min

Medeiros será primeiro município mineiro a vender queijo canastra para outros estados

Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal foi inaugurado nesta quinta-feira (08) pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho

O vice-governador Alberto Pinto Coelho inaugurou nesta quinta-feira (08),  em Medeiros, no Centro-Oeste de Minas, o primeiro Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal. A cidade vai iniciar em Minas Gerais a venda do produto para outros estados. No município o produto é fabricado há mais de 200 anos e existem 400 fabricantes produzindo uma média de 250 toneladas da iguaria por mês.

Os Centros de Qualidade possibilitam um acordo inédito entre o Ministério da Agricultura e os serviços de inspeção sanitária de Minas, executados pela IMA, e passam a expedir para o queijo artesanal um documento que legaliza sua comercialização para as demais unidades da Federação. “Os Centros de Qualidade, além de oferecerem um ambiente adequado e amplo para uma perfeita maturação do queijo, essencial para ser reconhecido como artesanal, dão suporte logístico para coleta, seleção, embalagem e distribuição dos queijos para os grandes centros de consumo”, ressaltou o vice-governador.

O objetivo é construir Centros de Qualidade nas cinco regiões tradicionais produtoras do Queijo Minas Artesanal (Serro, Canastra, Araxá, Campos das Vertentes e Cerrado), ampliando o benefício aos produtores. Além de Medeiros, o primeiro a ser inaugurado, em Rio Paranaíba há outro Centro de Qualidade em fase de conclusão, que atenderá a 13 agricultores familiares. Há ainda outro em fase inicial, na cidade de Araxá. Segundo a Emater-MG, existem em Minas, 9.445 produtores responsáveis por cerca de 29 mil toneladas de Queijo Minas Artesanal por ano, gerando cerca de 26 mil empregos diretos.

Centros de qualidade

Os centros de maturação são estabelecimentos destinados ao recebimento, maturação, classificação, acondicionamento, rotulagem e expedição do queijo oriundo de queijarias “relacionadas” ou produção de queijaria individualizada com estrutura similar a de um entreposto. Têm como objetivo garantir a inocuidade e qualidade do produto, e incentivar a legalidade da comercialização.

Tendo em vista que a norma estabelece tempo de maturação de 17 dias para o “modo Serro” e 22 para o “modo Canastra” de fazer o Queijo Minas Artesanal, as queijarias, em sua grande maioria, não possuem área suficiente para realizar a maturação da iguaria durante todo esse tempo para que o produto tenha a garantia de sua qualidade e inocuidade. Os centros irão possibilitar que as queijarias cadastradas no IMA, que não possuam espaço para realizar a maturação dentro dos prazos estabelecidos, possam fazer a maturação dentro das condições e prazos adequados e, assim, comercializar o produto.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato