Governo | Agricultura

20h14min - 08 de Agosto de 2013 Atualizado em 13h05min - 09 de Agosto de 2013

Medeiros será primeiro município mineiro a vender queijo canastra para outros estados

Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal foi inaugurado nesta quinta-feira (08) pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho

O vice-governador Alberto Pinto Coelho inaugurou nesta quinta-feira (08),  em Medeiros, no Centro-Oeste de Minas, o primeiro Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal. A cidade vai iniciar em Minas Gerais a venda do produto para outros estados. No município o produto é fabricado há mais de 200 anos e existem 400 fabricantes produzindo uma média de 250 toneladas da iguaria por mês.

Os Centros de Qualidade possibilitam um acordo inédito entre o Ministério da Agricultura e os serviços de inspeção sanitária de Minas, executados pelo IMA, e passam a expedir para o queijo artesanal um documento que legaliza sua comercialização para as demais unidades da Federação. “Os Centros de Qualidade, além de oferecerem um ambiente adequado e amplo para uma perfeita maturação do queijo, essencial para ser reconhecido como artesanal, dão suporte logístico para coleta, seleção, embalagem e distribuição dos queijos para os grandes centros de consumo”, ressaltou o vice-governador.

O objetivo é construir Centros de Qualidade nas cinco regiões tradicionais produtoras do Queijo Minas Artesanal (Serro, Canastra, Araxá, Campos das Vertentes e Cerrado), ampliando o benefício aos produtores. Além de Medeiros, o primeiro a ser inaugurado, em Rio Paranaíba há outro Centro de Qualidade em fase de conclusão, que atenderá a 13 agricultores familiares. Há ainda outro em fase inicial, na cidade de Araxá. Segundo a Emater-MG, existem em Minas, 9.445 produtores responsáveis por cerca de 29 mil toneladas de Queijo Minas Artesanal por ano, gerando cerca de 26 mil empregos diretos.

O secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, salientou que é a primeira vez no Brasil que um estado brasileiro consegue a permissão de comercialização de queijo feito a partir de leite cru. “O queijo produzido em Minas é da melhor qualidade, que passa em qualquer teste de sanidade. O governo Antonio Anastasia está empenhado e valorizando cada vez mais o setor rural e a produção em si”, afirmou.

O prefeito de Medeiros, Manoel Mourão Bahia, afirmou que a inauguração do centro de qualidade é um marco na história do município e consolida a luta de mais de 12 anos de trabalho em prol da regularização do queijo canastra. “A fabricação do queijo artesanal é responsável por 90% da economia de Medeiros. Com a inauguração do centro, será possível melhorar ainda mais a qualidade do nosso queijo. O queijo artesanal sai da clandestinidade e poderá ganhar a mesa dos consumidores mais exigentes deste país”, salientou Mourão.

O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins da Silva, destacou a parceria entre os governos federal, estadual, através da Emater, e municipal para a construção dos Centros de Qualidade. “O Centro de Qualidade de Medeiros vai permitir que aproximadamente 400 famílias do município e região agreguem valor a sua produção”, afirmou.

Centros de qualidade

Os centros de maturação são estabelecimentos destinados ao recebimento, maturação, classificação, acondicionamento, rotulagem e expedição do queijo oriundo de queijarias “relacionadas” ou produção de queijaria individualizada com estrutura similar a de um entreposto. Têm como objetivo garantir a inocuidade e qualidade do produto, e incentivar a legalidade da comercialização.

Tendo em vista que a norma estabelece tempo de maturação de 17 dias para o “modo Serro” e 22 para o “modo Canastra” de fazer o Queijo Minas Artesanal, as queijarias, em sua grande maioria, não possuem área suficiente para realizar a maturação da iguaria durante todo esse tempo para que o produto tenha a garantia de sua qualidade e inocuidade. Os centros irão possibilitar que as queijarias cadastradas no IMA, que não possuam espaço para realizar a maturação dentro dos prazos estabelecidos, possam fazer a maturação dentro das condições e prazos adequados e, assim, comercializar o produto.