Minas por Região
Meio Ambiente

19h07min - 09 de Setembro de 2009 Atualizado em 08h51min - 25 de Junho de 2013

Meio Ambiente defende novo paradigma de desenvolvimento

Durante a abertura do 2º Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável - Sustentar 2009, o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, defendeu a adoção de novos mecanismos que promovam o desenvolvimento sustentável.

BELO HORIZONTE (09/09/09) - Durante a abertura do 2º Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável - Sustentar 2009, na tarde desta quarta-feira (9) no Minascentro, em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, representando o governador Aécio Neves, defendeu a adoção de novos mecanismos que promovam o desenvolvimento sustentável. O evento termina na próxima sexta-feira (11).

De acordo com Carvalho, é preciso que a sociedade adote um novo comportamento para combater a crise que assola o mundo. “Temos que mudar paradigmas. Isso envolve ações de políticas públicas, avanços tecnológicos e, principalmente, estabelecimento de uma nova conduta social”, afirmou. O secretário ressaltou a importância de se adotar uma postura sustentável. “Sustentabilidade não é slogan para fazer propaganda. Vivemos, hoje, um processo de produção insustentável, sem nos preocuparmos com o meio ambiente. Temos que deixar de lado o modelo de desenvolvimento predatório para adotarmos um modelo sustentável, que inclua a proteção à biodiversidade”, destacou.

José Carlos Carvalho reforçou que a manutenção de um ambiente sustentável só será possível através de mudanças de atitudes, tanto em nível de governo quanto no individual. "O século XXI será um período de mudança de paradigmas. Isso significa produção mais limpa, reciclagem e consumo consciente", explicou. O secretário fez questão de ressaltar que um dos papeis da administração pública é envolver a população no debate. “Não se faz mudança sem engajamento da sociedade”, disse. Segundo ele, é fundamental que a sociedade tenha uma percepção clara das mudanças que estão ocorrendo e o governo quer levar a sociedade mineira a uma ampla discussão do tema.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), participa com estande no Sustentar 2009, montado em parceria com outras instituições do Governo de Minas, como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

Até sexta-feira (11) acontecerão fóruns de discussão, seminários, cursos, workshops, exposições, encontros técnicos e balcão de negócios, sobre o tema do ano: “Desenvolvimento Sustentável: caminhos e cenários à nossa escolha”. A ideia é discutir com especialistas, executivos, lideranças e autoridades ambientais do país e do exterior, soluções para promover o desenvolvimento sustentável.

“A participação do Sisema no evento é de grande importância, pois ele traz uma discussão sobre a sustentabilidade não apenas no meio ambiente, mas em conjunto com diversas áreas como o turismo, economia e as ações sociais”, afirmou o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada, Ilmar Bastos Santos. No âmbito das ações ambientais e sociais, o IEF apresentará o Projeto Pandeiros, exemplo bem sucedido de iniciativa sustentável que atinge várias áreas.

O Projeto Pandeiros é uma iniciativa pioneira do IEF e foi iniciado em 2004 com o objetivo de criar alternativas de renda para comunidades dos municípios de Bonito de Minas, Januária e Cônego Marinho, que tradicionalmente viviam da produção do carvão de vegetação nativa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato