17h16min - 05 de Janeiro de 2010 Atualizado em 21h47min - 28 de Junho de 2013

Minas investe na humanização do transporte em saúde

BELO HORIZONTE (05/01/10) - Com o objetivo de favorecer a humanização no transporte de pacientes dentro do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) implantou em 2005 o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets). Apenas em 2009 o Sets entregou 189 micro-ônibus para 257 municípios mineiros, beneficiando uma população de aproximadamente 3,9 milhões de pessoas e os investimentos do Estado somaram mais de R$ 40 milhões.

O transporte em saúde financiado pela SES, além de humanizar, ajuda a desonerar as prefeituras no que se refere aos gastos em transporte sanitário, fomentando uma gestão racional da frota, estruturando uma rede de destinação de resíduos de serviços de saúde, incluindo coleta, transporte e destinação final dos detritos.

De acordo com a coordenadora do Sets, Marta Souza Lima, o programa foi planejado para assegurar o acesso aos serviços de saúde através de transporte eficiente e humanizado.  “Os serviços de saúde são estruturados numa rede descentralizada e integrada que leva em conta as necessidades do cidadão e a realidade social de cada região. O Sets vem garantir a eficiência dos programas prioritários do Governo do Estado na área da saúde”, comentou.

Os micro-ônibus têm capacidade para transportar 26 passageiros e observam os princípios da comodidade, conforto e economicidade.  São práticos e eficientes em rotas de curta e média distância e se adaptam a todos os tipos de estradas.  Os veículos são confortáveis, dispõe de aparelhos de TV e DVD, utilizados para a veiculação de vídeos educativos, ar condicionado, poltronas reclináveis, gerenciados por um sistema que possibilita que o usuário, no momento em que marca uma consulta, já saiba o dia, o horário e em qual poltrona vai sentar, conta também com um técnico de enfermagem e motoristas treinados e capacitados para oferecerem um serviço humanizado e de qualidade aos usuários do SUS.  O valor unitário de cada veículo é de R$ 180 mil.

Em 2009, as microrregiões de Alfenas/Machado, Guaxapé, Pouso Alegre, São Lourenço/Caxambu, Itajubá, Lavras, Ituiutaba, Patrocínio, Patos de Minas, Bom Despacho, Divinópolis/Santo Antonio do Monte, Sete Lagoas, Curvelo, Itabira, Betim, Almenara, Manhuaçu, Ipatinga, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Poços de Caldas passaram a garantir deslocamento eficiente para a população.

Humanização

Uma das regiões contempladas pelo Sets em 2009  foi a microrregião de Almenara, localizada no Vale do Jequitinhonha. Em novembro, foram entregues nove micro-ônibus às cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Baixo Jequitinhonha (Cisbajas). Os micro-ônibus se destinam à remoção de moradores que necessitam se deslocar às cidades polos para realizar exames ou tratamentos especializados.

Segundo Marta Souza Lima, os veículos são a garantia de deslocamento humanizado e eficiente para os cidadãos que necessitam de assistência. “Em algumas situações as consultas não ocorriam porque os pacientes não tinham como se deslocar para os municípios polos ou para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os investimentos em transporte irão garantir o acesso e também economia de custos”, reforçou.

Investimento

Desde 2005, o programa entregou 339 micro-ônibus a 38 Consórcios Intermunicipais de Saúde, com investimentos que somam R$ 73,4 milhões. Além dos micro-ônibus, o Governo de Minas entregou, também, 15 caminhões para o transporte de lixo hospitalar em municípios do interior.

De 2005 a 2007 foram entregues 86 veículos, beneficiando uma população de mais de um milhão de habitantes em 109 municípios do estado, sendo contempladas as microrregiões de Juiz de Fora, Santos Dumont, São João Del Rei, Montes Claros/Bocaiúva, Janaúba, Mantena, Ponte Nova, Bicas, Campo Belo/Santo Antonio do Amparo e Águas Formosas.

Em 2008, foram disponibilizados 70 micro-ônibus e seis caminhões para a coleta de resíduos, o que significou a ampliação do sistema para 114 municípios, abrangendo uma população de cerca de 1,3 milhões de pessoas. As regiões contempladas foram Brasília de Minas, Januária, Salinas/Taiobeiras, Francisco Sá, Coração de Jesus, Pirapora, Diamantina, Minas Novas, Itaobim e Araçuaí. Também foi contemplada a microrregião de Viçosa, no Leste mineiro.

Dos R$ 73,4 milhões investidos pelo Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Saúde, 31% dos recursos foram alocados nas regiões Norte do Estado, além do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri.