Segurança / Defesa Social

20h35min - 27 de Agosto de 2009 Atualizado em 14h04min - 27 de Junho de 2013

Modelo mineiro de boletim de ocorrência será padrão no país

O Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), implantado em Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social, será disponibilizado para os demais estados do país, com o intuito de criar um Índice Nacional de Ocorrência. O acordo de cooperação foi assinado em Brasília.

BELO HORIZONTE (27/08/09) - O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, e o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Brissola Balestreri, representando o Ministério da Justiça, assinaram, nesta quinta-feira (27), acordo de cooperação técnica para a realização de estudos voltados para a adoção do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) como sistema a ser disponibilizado para os demais estados brasileiros, com o intuito de criar um Índice Nacional de Ocorrências.

O objetivo é estabelecer o método de Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp) e o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), praticados em Minas Gerais, como a medida padrão em todo o território nacional. A parceria foi firmada durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), em Brasília. “Minas Gerais tem um sistema de registros de ocorrências policiais que é o mais aprimorado do país”, enfatizou Ricardo Balestreri, ao comentar a importância do documento.

Implantado em Belo Horizonte em 2005 e, no decorrer de 2007, na Região Metropolitana da capital, o serviço permite que as ocorrências registradas por policiais militares, civis e do corpo de bombeiros sejam armazenadas de forma unificada e cheguem ao conhecimento das autoridades policiais, Ministério Público e Judiciário no momento em que forem inseridas no sistema.

Um grupo de trabalho constituído pela Senasp e representantes dos estados de Minas, Paraíba, Sergipe, Piauí e Roraima será responsável pela expansão nacional do Reds. De acordo com o secretário Ricardo Balestreri, os trabalhos do grupo começam na próxima semana.

Padronização

Para Balestreri, a expansão do serviço a outros estados será uma forma de padronizar as informações e dados relativos à segurança pública, além de orientar estratégias de combate à violência. “Temos hoje sistemas muito diferenciados de registros de ocorrências, o que nos coloca por diversas vezes em desvantagem nas discussões em foros internacionais”, observou.

Na avaliação do titular da Senasp, a unificação do sistema vai favorecer a tarefa de pesquisadores sobre os índices de criminalidade e o planejamento das ações e estudos de combate à violência. Nesta quinta (27), Balestreri antecipou que a própria Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deverá financiar a estruturação dos sistemas, disponibilizando computadores de bordo para as viaturas policiais.

O secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Maurício Campos Júnior, acredita que, assim como foi fundamental para Minas na redução dos índices de criminalidade, o Reds será também uma ferramenta valiosa para os outros estados.

Campos Júnior citou o papel de destaque que o sistema teve na redução da criminalidade em Minas. “Depois da sua implantação aprimoramos as estratégias de combate das polícias civil e militar e, como conseqüência, vimos cair o índice de crimes no estado. Acredito que essa experiência deve se repetir no restante do país respeitando, é claro, as particularidades de cada federação”, destacou o secretário.

Maurício Campos Júnior fez questão de ressaltar, no entanto, que os bons resultados alcançados em Minas não se devem apenas ao Reds, mas à política de integração adotada no Estado. “O modelo de gestão integrada de segurança pública de Minas Gerais tem no sistema do Reds apenas um dos seus instrumentos. Trabalhamos de forma sistêmica com ações que vão desde a prevenção, passando pelo adolescente autor de ato infracional, até a execução da pena”, concluiu.