19h12min - 10 de Maio de 2010 Atualizado em 16h14min - 29 de Junho de 2013

Núcleo Gestor das Copas recebe comitiva da FIFA

BELO HORIZONTE (10/05/10) - Representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizaram, nesta segunda-feira (10), vistoria nas obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, a exemplo do que tem feito em todos os estádios brasileiros escolhidos para sediarem jogos da Copa 2014. O presidente do Núcleo Gestor das Copas, Tadeu Barreto, acompanhou a comitiva chefiada pelo consultor técnico da FIFA, Carlos de La Corte, que conheceu o modelo de governança do projeto da Copa em Minas.

A visita dos representantes da FIFA teve início na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, quando a comitiva da FIFA pôde acompanhar o cronograma e andamento das obras, o modelo de governança do projeto Copa 2014 em Minas e o modelo de gestão do novo Mineirão. Na Cidade Administrativa, os representantes da FIFA foram recebidos pelo governador Antonio Anastasia.

Após a apresentação das especificações técnicas sobre as obras do Mineirão, a comitiva seguiu para a vistoria no Mineirão. De acordo com o presidente do Núcleo Gestor das Copas, Tadeu Barreto, a FIFA só irá se posicionar sobre as visitas realizadas nos estádios brasileiros dentro de alguns dias, mas ele está otimista. “Durante a visita os representantes da FIFA constataram que o cronograma das obras em Minas está em dia. Posso afirmar que eles ficaram impressionados com o que viram”, destacou Barreto.

Tadeu Barreto ressaltou que o Mineirão revitalizado será um legado para os mineiros e permanecerá útil para a comunidade após a Copa. Ele apresentou aos integrantes da FIFA o modelo de gestão compartilhada entre o Estado e a iniciativa privada que será realizado no novo Mineirão. “Apresentamos a solução que o Governo do Estado propõe com a gestão compartilhada que agradou os representantes da FIFA. Minas continua cumprindo todos os requisitos exigidos pela FIFA para pleitear a abertura da Copa de 2014”, afirmou Tadeu Barreto.

Vistoria

Na visita ao estádio, a comitiva da FIFA vistoriou a 1ª etapa das obras do Mineirão que teve início no dia 25 de janeiro deste ano e será concluída até 30 de junho. As obras consistem no reforço da estrutura do anel do estádio e na reestruturação da fachada. Para a realização desta etapa, o Governo de Minas investiu R$ 8,2 milhões.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG), João Antônio Fleury, 60% das obras da 1ª etapa do Mineirão estão concluídas. Segundo ele, as obras dos estádios alternativos Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e Independência, estão com o cronograma em dia. “As obras da Arena do Jacaré serão concluídas no final deste mês”, frisou Fleury.

Cronograma das obras

Atualmente, está em andamento a licitação para a 2ª etapa das obras do Mineirão que consiste no rebaixamento do gramado em 3,4 metros e na demolição do setor de geral do Estádio. Orçada em R$ 3 milhões, a obra terá início em julho e término previsto para dezembro deste ano.

No site www.estadopararesultados.mg.gov.br, cidadãos e empresas podem opinar até o dia 31 de maio, sobre o modelo de gestão compartilhada do novo Mineirão proposto pelo Governo de Minas. O objetivo da consulta pública é assegurar a transparência e ouvir as contribuições de todos os interessados nesta etapa das obras do Mineirão.