Minas por Região
Educação

13h21min - 13 de Setembro de 2013 Atualizado em 13h28min

Projeto em escola do município de Três Corações estimula prática da gentileza

Estudantes e professores foram incentivados a discutir valores humanos, promover a socialização e compartilhar ideias que promovam atitudes mais gentis

Para pessoas que não têm respeito com os outros, os alunos da Escola Estadual Godofredo Rangel, no município de Três Corações, têm um remédio eficaz: a gentileza. Com o projeto “Gentileza gera gentileza”, estudantes e professores foram estimulados a discutir valores humanos que possam incentivá-los a terem atitudes mais gentis, promover a socialização e compartilhar ideias.

“O primeiro passo do projeto foi apresentar aos estudantes o documentário do ‘Profeta gentileza’. A partir da história, discutimos situações do dia a dia e falamos da importância de ser gentil. Também trabalhamos os diferentes valores”, conta a coordenadora do projeto e professora do uso da biblioteca, Elma de Souza Anastácio. O ‘Profeta gentileza’ foi uma personalidade urbana carioca, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

Na escola, o projeto foi realizado de forma interdisciplinar. Os alunos produziram bulas de gentilezas, confeccionaram cartazes, trabalharam a gentileza no esporte e traduziram frases em Português para o Inglês e para o Espanhol.

Mesmo sendo a primeira vez que o projeto foi realizado, a iniciativa já apresentou bons resultados. “Os alunos estão mais gentis e a participação deles na escola melhorou muito. Agora sempre que os alunos entram na sala eles pedem licença e perguntam se podem pegar livros”, ressalta Elma.

A culminância do projeto contou com uma caminhada pelas ruas da cidade, na qual os alunos distribuíram gentilezas. “Está faltando amor no mundo e quando praticamos alguma ação gentil as pessoas ficam mais felizes. A parte do projeto que mais gostei foi quando distribuímos flores. Sempre que entregávamos uma, as pessoas mostravam um sorriso”, afirma a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Sâmua Melina Pagani da Fonseca.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato