Minas por Região
Educação

13h04min - 13 de Setembro de 2013 Atualizado em 13h04min

Projeto em escola do município de Três Corações estimula prática da gentileza

Estudantes e professores foram incentivados a discutir valores humanos, promover a socialização e compartilhar ideias que promovam atitudes mais gentis

Divulgação/Escola Estadual Godofredo Rangel
Por meio do projeto, alunos da instituição de ensino confeccionaram cartazes e outros materiais
Por meio do projeto, alunos da instituição de ensino confeccionaram cartazes e outros materiais

Para pessoas que não têm respeito com os outros, os alunos da Escola Estadual Godofredo Rangel, no município de Três Corações, têm um remédio eficaz: a gentileza. Com o projeto “Gentileza gera gentileza”, estudantes e professores foram estimulados a discutir valores humanos que possam incentivá-los a terem atitudes mais gentis, promover a socialização e compartilhar ideias.

“O primeiro passo do projeto foi apresentar aos estudantes o documentário do ‘Profeta gentileza’. A partir da história, discutimos situações do dia a dia e falamos da importância de ser gentil. Também trabalhamos os diferentes valores”, conta a coordenadora do projeto e professora do uso da biblioteca, Elma de Souza Anastácio. O ‘Profeta gentileza’ foi uma personalidade urbana carioca, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

Na escola, o projeto foi realizado de forma interdisciplinar. Os alunos produziram bulas de gentilezas, confeccionaram cartazes, trabalharam a gentileza no esporte e traduziram frases em Português para o Inglês e para o Espanhol.

Mesmo sendo a primeira vez que o projeto foi realizado, a iniciativa já apresentou bons resultados. “Os alunos estão mais gentis e a participação deles na escola melhorou muito. Agora sempre que os alunos entram na sala eles pedem licença e perguntam se podem pegar livros”, ressalta Elma.

A culminância do projeto contou com uma caminhada pelas ruas da cidade, na qual os alunos distribuíram gentilezas. “Está faltando amor no mundo e quando praticamos alguma ação gentil as pessoas ficam mais felizes. A parte do projeto que mais gostei foi quando distribuímos flores. Sempre que entregávamos uma, as pessoas mostravam um sorriso”, afirma a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Sâmua Melina Pagani da Fonseca.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato