19h24min - 23 de Março de 2010 Atualizado em 21h57min - 27 de Junho de 2013

Rádio Inconfidência AM 880 volta a operar na potência máxima

Um saudosismo que foi dando lugar à alegria de ter de volta O Gigante do Ar marcou a cerimônia de relançamento da Rádio Inconfidência AM 880. A partir de agora, a Rádio Inconfidência AM 880 - O Gigante do Ar, volta a transmitir na plenitude do seus 100 quilowatts, tornando-se, novamente, uma das emissoras mais potentes do Brasil.

BELO HORIZONTE (23/03/10) - Um saudosismo que foi dando lugar à alegria de ter de volta O Gigante do Ar marcou a cerimônia de relançamento da Rádio Inconfidência AM 880, nesta terça-feira (23). O secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant, ao lado do presidente da emissora, Valério Fabris e dos ex-presidentes, José Eduardo Gonçalves e Nestor Sant’Anna descerraram a placa que marcou a reinauguração do centro de transmissão. A partir de agora, a Rádio Inconfidência AM 880 - O Gigante do Ar, volta a transmitir na plenitude do seus 100 quilowatts, tornando-se, novamente, uma das emissoras mais potentes do Brasil.

O secretário destacou a importância da continuidade do trabalho de reestruturação da rádio, iniciado em gestões anteriores e que foi ressaltado na placa comemorativa. “Estes dizeres retratam uma característica fundamental na administração pública, que não deixa de ser uma  corrida de revezamento: cada um faz o melhor em seu tempo. A rádio ganhou dignidade e volta hoje a falar para o mundo”, disse.

O radialista ícone da Inconfidência, Ricardo Parreiras, lembrou da época em que o slogan era Emissora Padrão do Continente, devido a um título conquistado em um Congresso de Radiodifusão realizado em Buenos Aires, e que se perdeu com as inovações tecnológicas que não foram acompanhadas pela emissora. Lembrou também que, com o passar dos anos, a qualidade técnica foi reconquistada e que a abrangência da rádio passou a ser internacional, ganhando o slogan O Gigante do Ar. “Novamente, com a rolança do tempo (a emissora) foi enfraquecendo e deixou de ser este gigante”, disse. “Mas, a partir de hoje podemos encher o peito e dizer bem alto que somos novamente o gigante do ar”, completou Parreiras.

A emissora AM 880, dial exclusivo em todo o país, passa a operar com 100% de sua capacidade, de 100 kW, devido à reforma da torre de transmissão e outras providências técnicas e investimentos tecnológicos que vêm sendo tomados nos últimos quatro anos. Já o resgate do slogan O Gigante do Ar vem com a lembrança e a qualidade de outrora, capacidade de alcançar todas as cidades de Minas Gerais, os demais estados brasileiros, e até outros países.

Com o potencial do relançamento da AM, surge também uma nova programação 24 horas no ar para seus ouvintes, com cultura, entretenimento, prestação de serviços, jornalismo de qualidade e emoção nas transmissões futebolísticas. Valério Fabris afirmou que a emissora vai “manter o mesmo tom de rádio amiga, rádio companheira”, e anunciou uma novidade, “dentro de um mês estará no ar o novo portal da Inconfidência, com todos os recursos disponíveis na tecnologia da informação”.

O Gigante do Ar

Inaugurada no dia 3 de setembro de 1936, pelo então governador Benedito Valadares, a rádio já nasceu como a melhor e mais sofisticada de Minas. A sede ficava na Feira de Amostras, onde hoje é a Rodoviária, bem no início da Avenida Afonso Pena, centro de Belo Horizonte. Inicialmente se apresentando apenas como PRI-3, a rádio adotou, na sequência, o primeiro slogan: A voz de Minas para toda a América.

Desde seu lançamento buscou estabelecer um canal efetivo de comunicação entre os produtores mineiros, criando o programa A Hora do Fazendeiro, considerado o mais antigo e tradicional programa de rádio do mundo ainda veiculado ao vivo e diariamente. Já em 1938, a Inconfidência demonstrava seu interesse em manter uma grade variada de programação, sendo a primeira emissora de Minas Gerais, e acredita-se que do Brasil, a transmitir, de outro país, uma Copa do Mundo de Futebol.

Nos anos 40 começaram as radionovelas, que deixavam o público completamente apaixonado com suas tramas e histórias de amor. Alguns anos mais tarde, seria a vez de maestros renomados, como Juvenal Dias, Moacir Portes e Mário Pastore, encantarem a todos com suas inesquecíveis orquestras, nos primeiros programas de auditório ao vivo. Em 1979, foi inaugurada a Inconfidência FM 100,9 – Brasileiríssima, uma rádio com o compromisso de valorizar o artista mineiro e brasileiro, irradiando somente o melhor da Música Popular Brasileira.