Palavra do Governador

08h00min - 29 de Dezembro de 2011 Atualizado em 16h05min - 30 de Abril de 2014

Relatório do UNICEF destaca avanços nas políticas de Minas para adolescentes

BELO HORIZONTE (29/12/11) - No último Palavra do Governador do ano, Antonio Anastasia fala sobre o Relatório a Situação da Adolescência Brasileira 2011, divulgado recentemente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que mostra os avanços significativos nos indicadores sociais dos adolescentes que vivem no Estado. “Evoluímos em praticamente todos os indicadores, o que demonstra de fato o acerto da nossa política pública de apoio a adolescência”, afirma o governador.

De acordo com o documento, Minas melhorou seus índices em oito dos dez itens analisados. Em nove quesitos, o Estado apresenta um desempenho superior à média nacional. “Minas Gerais é um estado ainda com muitas desigualdades regionais. Então, apresentar indicadores melhores que o indicador médio brasileiro, significa um grande esforço, do Estado como um todo”, ressalta Anastasia.

Segundo o levantamento, o percentual de adolescentes mineiros de 15 a 17 anos que frequentam o ensino médio subiu de 49,7% em 2004 para 54,4% em 2009. O relatório indica também que, de 2004 para 2009, o índice médio de homicídios entre adolescentes de 12 a 17 anos caiu de 17,5% para 15,5%. “Este é um dado muito importante, nós estamos poupando vidas e, ao mesmo tempo, acreditando firmemente que estes projetos sociais como o Fica Vivo!, como o Poupança Jovem, como o PEP, que é o Programa de Educação Profissional, estão dando alternativas aos nossos jovens para não se imiscuírem na criminalidade”, conclui o governador.

O “Palavra do Governador” poderá ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcast/web) e vídeo (em qualidade broadcast para TV).

Clique aqui para assistir a outras edições do Palavra do Governador.