21h50min - 05 de Abril de 2010 Atualizado em 21h23min - 26 de Junho de 2013

Secretaria investe na promoção da saúde dos idosos

BELO HORIZONTE (05/04/10) - Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população idosa de Minas Gerais, foi inaugurado nesta segunda-feira (5) o Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, no Hospital das Clínicas da UFMG. Lá funcionará o Centro Mais Vida, vinculado ao Programa Mais Vida, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em um primeiro momento o centro atenderá à população idosa de Belo Horizonte e posteriormente cobrirá toda a região Central do Estado.

O Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher foi construído por meio de doação do ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG, Aloysio Faria. O convênio assinado entre a SES e o HC/UFMG, prevê por parte da SES o custeio anual no valor de R$ 4 milhões. Com o acordo, o Hospital das Clínicas da UFMG deve se transformar em um grande centro formador para profissionais da rede de atenção básica à saúde.

O secretário-adjunto da SES, Wagner Eduardo Ferreira, destacou a importância da atenção à saúde do idoso para a saúde pública. “Com a criação desse novo centro vamos ampliar e valorizar o atendimento ao idoso na capital. Além do atendimento médico será instituída toda a parte de reabilitação necessária. É importante ressaltar que o idoso precisa ser encaminhado ao instituto através de algum Centro de Saúde e não serão marcadas consultas diretamente no Instituto. A expectativa é que os atendimentos passem de quatro mil/mês para 20 mil/mês beneficiados”, concluiu.

O objetivo do Programa Mais Vida é oferecer suporte à rede de atenção à saúde do idoso, além de ofertar padrão de excelência em atendimento e agregar anos à vida com independência e autonomia. Uma equipe multiprofissional será responsável pela avaliação multidimensional do idoso e pela elaboração de um Plano de Cuidados. Esse é o terceiro Centro Mais Vida do Estado, os outros dois funcionam em Montes Claros e Juiz de Fora.

No espaço foi montada uma estrutura que se assemelha a uma unidade habitacional, com quarto, cozinha, banheiro e sala. A intenção é oferecer que o idoso tenha condições de se recuperar por meio de atividades da vida diária, o que objetiva proporcionar a sua independência e o resgate da funcionalidade na realização de tarefas simples do cotidiano.

A ampliação do número de atendimentos do centro vai ser gradativo, como explica a coordenadora Estadual do Mais Vida, Eliane Bandeira: “A expectativa é que em um mês as atividades do núcleo Mais Vida, que atende idosos frágeis, esteja em total funcionamento. Nele, serão atendidos cerca de 1.200 idosos em três andares dedicados a Geriatria”, explicou.

O instituto é equipado com consultórios de avaliação, ginásio para práticas diversas, salas para recuperação cardiorrespiratória, recuperação vestibular e cognitiva, para exame de audiometria, ultrassonografia, salas de procedimentos, de especialidades clínicas e mais de 64 consultórios, sem contar os espaços de apoio e da estrutura auxiliar para enfermagem em todos os andares.

Para ter acesso ao serviço, os pacientes não poderão chegar diretamente ao Centro de Atenção ao Idoso, ou seja, não serão atendidas às demandas espontâneas. Antes, eles deverão passar pelas unidades básicas, ou pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Como explica o coordenador do Instituto Jenny Faria (departamento de Geriatria), Edgar Nunes de Morais. “É importante ressaltar que o idoso precisa ser encaminhado ao Instituto através de algum Centro de Saúde e não serão marcadas consultas diretamente no Instituto", esclarece.

Para Morais, o Centro vai ampliar e valorizar o atendimento ao idoso na capital. Além do atendimento médico será instituída toda a parte de reabilitação necessária. O Instituto de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, inaugurado no Hospital das Clínicas da UFMG, além da atenção à saúde do idoso, vai oferecer tratamento ambulatorial e interdisciplinar nas áreas, ginecologia e obstetrícia.

Programa Mais Vida

O Programa Mais Vida é uma prioridade do governo estadual na área da saúde. Tem como propósito ofertar padrão de excelência em atendimento e agregar anos à vida com independência e autonomia. Fundamenta-se na constituição de uma rede integrada de assistência ao idoso.

No ano de 2007, a SES deu continuidade a uma série de medidas para qualificar o atendimento aos idosos, como a implantação das linhas guias e protocolos, visando padronizar procedimentos e unificar condutas. Tal padronização foi feita procurando observar sempre a realidade de cada município.

O objetivo do programa é implantar a rede de atenção à saúde da população idosa de Minas Gerais e normalizar esta atenção, através de sistema articulado e integrado de ações qualificadas em saúde, para manter, melhorar e/ou reabilitar a funcionalidade e autonomia do idoso, de acordo com as necessidades de cada um e assegurar os princípios doutrinários do SUS de equidade, universalidade e integralidade.