20h00min - 13 de Março de 2010 Atualizado em 16h56min - 29 de Junho de 2013

Servidores e familiares conhecem Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Vários servidores ainda não transferidos para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo neves fizeram um programa diferente: eles conheceram o novo complexo de prédios, acompanhados de seus familiares.  A iniciativa, adotada pelo Governo de Minas, busca aproximá-los do seu futuro ambiente de trabalho e familiarizá-los com o espaço físico dos prédios.

BELO HORIZONTE (13/03/10) - Vários servidores ainda não transferidos para a Cidade Administrativa fizeram, neste sábado (13), um programa diferente: eles conheceram o novo complexo de prédios, acompanhados de seus familiares.  A iniciativa, adotada pelo Governo de Minas, busca aproximá-los do seu futuro ambiente de trabalho e familiarizá-los com o espaço físico dos prédios.

Às 10 horas um ônibus partiu da Praça da Liberdade, levando 62 servidores e seus familiares de vários órgãos estaduais até o bairro Serra Verde, endereço da nova sede. A técnica Rosana dos Santos, da secretaria de Educação, conta que se interessou pela visita desde a abertura das inscrições. “Achei ótimo,  porque a gente passava pela rodovia, olhava de longe e dava vontade de visitar. Moro no bairro Santa Branca, região da Pampulha, e para a Cidade Administrativa esse deslocamento vai demorar dez minutos, no máximo”, calcula.

Maria Goretti Lara Resende, do Ipsemg, trouxe os pais para conhecer o complexo. A oportunidade, para ela, significa unir o útil ao agradável. “Ao mesmo tempo em que vou conhecer meu local de trabalho de uma forma mais descompromissada, já posso saber o que me espera. Quero aproveitar ao máximo, até porque se trata de um marco histórico”, define.

Na Cidade Administrativa os servidores puderam conhecer o vão livre do Palácio Tiradentes – sede do governador – que fica abaixo do prédio suspenso, com 147 metros de extensão.  Da praça cívica, em frente ao edifício, eles admiraram as curvas do auditório JK, a edificação que mais identifica o estilo do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto da Cidade Administrativa. Do local também foi possível ter uma visão privilegiada de todo o complexo.

A servidora Rosângela Baeta, do setor de multas do DER, disse que a  arquitetura do conjunto transmite uma sensação muito positiva de paz e tranqüilidade. “Isso faz muito bem para a gente e nos ajuda bastante em um ambiente de trabalho”, afirmou. Para Maria Goretti, a sensação de admirar o conjunto de prédios é especial:  “É uma obra grandiosa, que reflete, antes de tudo, a visão futurista de Niemeyer, um homem à frente do seu tempo”.

Em seguida os servidores caminharam pela alameda das palmeiras, entre os dois prédios, e tiveram acesso ao andar térreo do Centro de Convivência. Na sequência conheceram o primeiro andar do edifício Gerais, onde já estão instalados a Secretaria de Governo e o Gabinete Militar.  O espaço integrado de trabalho, que é idêntico a todos os andares dos prédios de secretarias, foi elogiado pelos presentes.

“Acho que essa padronização do mobiliário, com equipamentos novos e de boa qualidade, é muito positiva. A nova infraestrutura significa uma valorização do servidor, pois isso será disponibilizado para todos, ao contrário do que acontece hoje”, disse Rosana dos Santos. A gerente de programação operacional do DER, Maria das Dores, concordou: “O ambiente de trabalho ótimo, confortável. Parece muito prático e funcional”.

Durante o trajeto, os servidores receberam informações sobre as características arquitetônicas dos prédios e também sobre os critérios de sustentabilidade adotados na construção, o que vai permitir a economia de água e energia.  A harmonia do conjunto impressionou o auditor Rodrigo Alcântara Gonçalves, do Ipsemg.

“Estou achando isso aqui fantástico. É outro mundo: grande, espaçoso, arborizado. Esteticamente é maravilhoso. A expectativa é a melhor possível”, disse ele.

Ao término da visita vários servidores manifestaram a vontade de marcar outra vinda ao local, para apresentar a Cidade Administrativa a parentes que não puderam ir. “Quero visitar de novo e trazer a minha mãe. Ela vai adorar”, afirmou Rosângela Baeta. Maria das Dores, que estava acompanhada do marido e dos filhos, também pretende repetir a dose. “Gostei muito e quero agendar outra visita. Até porque eu adoro mudar: busco sempre a renovação. Estou adorando a novidade”, declarou.

Mais de 550 servidores já se inscreveram para participar das visitas, que acontecerão sempre aos sábados e domingos, no período da manhã. As inscrições podem ser feitas pelo portal da Cidade Administrativa (www.cidadeadministrativa.mg.gov.br) e, por enquanto, são permitidas apenas aos servidores do Estado.