19h55min - 19 de Outubro de 2009 Atualizado em 23h18min - 28 de Junho de 2013

Valores de Minas recebe a visita do ator Ney Latorraca

BELO HORIZONTE (19/10/09) - Os jovens do Valores de Minas, programa do Servas e Governo de Minas, tiveram nesta segunda-feira (19) um bate-papo com o ator da Rede Globo, Ney Latorraca. Além de falar sobre sua história de vida e experiência como ator para os estudantes, o artista também conheceu o espaço, que é integrado ao Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital. “Aprendi mais com os meninos do que eles comigo. Senti aqui uma vibração muito boa. O espaço é bonito, limpo e está todo pintado. É um lugar abençoado”, disse ele.

O bate-papo aconteceu no teatro do Valores de Minas, onde os jovens, atentos, ouviram o ator falar sobre sua experiência. De calça jeans, camiseta de malha e boné para trás, Ney Latorraca começou o bate-papo chamando os jovens alunos de colegas. “Ainda estaremos juntos no palco”, disse. Contou que é filho único de um casal muito pobre e que entregava marmitas na infância. Mas ressaltou que sempre foi criativo e tem muita persistência para atingir seus objetivos. Ao falar de si mesmo, acabou dando exemplos aos estudantes.

Ele disse que é muito pontual e que chega aos ensaios com até três horas de antecedência. Chegou a ganhar um prêmio por frequência na escola de teatro. “Também não esqueço o que aprendi em casa com meus pais. Sempre cumprimento todas as pessoas e nunca deixo a roupa que uso em cena jogada no chão”, disse. Também ressaltou a importância de ler.

“Para a gente, a palestra foi muito importante. Mesmo com muitas dificuldades, ele lutou e fez por merecer o sucesso que tem. Mostra que também podemos chegar lá”, disse Ingrid Lorrayne, aluna de teatro do Valores de Minas.

Ney Latorraca foi recebido pela vice-persidente do Servas, Dulcejane Vaz, e pelo coordenador geral do Valores de Minas, Carlos Gradim.

O ator esteve em Belo Horizonte para ministrar uma palestra na Academia de Ideias. Reconhecido ator do cenário nacional, o artista começou sua carreira com apenas seis anos de idade, participando de radionovelas na Rádio Record. Sua primeira telenovela foi na TV Tupi, em 1969, a Super Plá. Seu mais ilustre personagem de telenovela foi o terrível e cômico conde Vladimir Polanski, o Vlad, de Vamp. Outro personagem marcante de sua carreira foi o Barbosa da antiga TV Pirata. Grande ator de teatro, uma de suas peças de grande sucesso de bilheteria foi O Mistério de Irma Vap.

Valores

Lançado em 2005, o programa oferece aulas de teatro, artes plásticas, circo, música e dança a alunos de escolas públicas estaduais. São beneficiados, por ano, cerca de 500 estudantes. As aulas são ministradas em um espaço próprio do programa, integrando ao Plug Minas, localizado numa área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, em Belo Horizonte.

Com a proximidade do fim do ano, as atividades ficam voltadas para a preparação do espetáculo que é encenado no encerramento das atividades. A apresentação multicultural acontece ao final de cada ano, e os alunos, além de atuarem, participam de todo o processo de produção da peça, como elaboração do roteiro, trilha sonora, cenário, figurino e adereços. A apresentação mostra o resultado de todo o processo de aprendizado.

Já foram apresentados quatro espetáculos, aplaudidos por cerca de 20 mil pessoas, elogiados pelo público e crítica. São eles: “Delírio Barroco” (2005), “Estrada dos Sonhos” (2006), “Opara” (2007) e “Sempre Alegre Miguilim” (2008).

Assista a trechos dos espetáculos do Valores de Minas no site www.valoresdeminas.servas.org.br