Economia / Desenvolvimento

16h51min - 21 de Julho de 2009 Atualizado em 16h28min - 29 de Junho de 2013

Zona da Mata mineira recebe investimentos de R$ 73,5 milhões

A Companhia Industrial Cataguases investirá R$ 73,5 milhões na expansão do seu parque industrial na Zona da Mata mineira. O protocolo de intenção foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, e o diretor-administrativo da empresa, Carlos Alberto Lazaresko.

BELO HORIZONTE (21/07/09) - A Companhia Industrial Cataguases investirá R$ 73,5 milhões na expansão e modernização tecnológica do seu parque industrial, na Zona da Mata mineira, onde a empresa está instalada há quase quatro décadas. O protocolo de intenção foi assinado, nesta terça-feira (21), pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, com o diretor-administrativo da empresa têxtil, Carlos Alberto Lazaresko.

O secretário acrescentou que novos protocolos estão em fase adiantada de negociação para serem assinados nos próximos dias, demonstrando que o Governo de Minas está no caminho certo ao apoiar desde pequenas a grandes empresas. “A participação do governo se dá tanto através do acesso a financiamentos quanto à geração de infra-estrutura.”

Barroso garantiu que ainda neste segundo semestre, deverão ser assinados novos protocolos nas áreas de energia, silício, mineração, metalurgia, vidros planos e agronegócio e que somam alguns bilhões de reais. Ele não quis antecipar o valor exato dos investimentos para não atrapalhar a conclusão dos entendimentos com as empresas.

Cataguases

O diretor-administrativo da Companhia Industrial Cataguases, Carlos Alberto Lazaresko, informou que o projeto a ser realizado até dezembro de 2010, prevê basicamente reformas nas unidades da empresa, construção de um centro de distribuição e a aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios. Serão gerados 195 empregos diretos, que se somarão aos 1.470 funcionários em atividade, enquanto a capacidade adicional de produção anual deverá atingir 1,8 milhão de metros de tecidos de algodão acabado. O faturamento previsto é da ordem de R$ 217 milhões neste ano e de R$ 260 milhões a partir de 2010.

Na unidade um, a Cataguases está reformando e expandindo o setor de preparação para tecelagem, onde funcionam máquinas engomadeiras que preparam os fios para a tecelagem, adequação das instalações e climatização de alguns setores da unidade. Será construído um prédio administrativo para os setores de Recursos Humanos e Suprimentos, liberando assim, parte da unidade para aumento do setor de preparação a tecelagem. Na unidade dois, serão investidos recursos para adequação do layout, construção de subestação elétrica e estruturas para armazenamento de fios.

A Companhia Industrial Cataguases, com sede em Cataguases, Zona da Mata, ocupa uma área de 65.776m², produzindo com teares a jatos de ar, de pinça rápida e outros equipamentos, máquinas e instrumentos de última geração. Seu principal negócio é a fabricação de tecidos planos em algodão que abastecem as indústrias de camisas masculinas, moda feminina e infanto-juvenil.

A produção é de 2,5 milhões de metros por mês, ou 30 milhões de metros lineares de tecidos anualmente, todos em 100% algodão. A empresa exporta para mais de 20 países das Américas e da Europa.