Minas por Região
Agricultura

11h49min - 22 de Maio de 2013 Atualizado em 09h15min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Produtos da região do Jaíba são os mais procurados na Ceasaminas

Segundo vídeo da série especial produzida pela Agência Minas mostra onde encontrar os melhores alimentos e como funciona o controle de qualidade

A Ceasaminas, segunda maior central de abastecimento do Brasil, é um dos principais destinos dos alimentos produzidos na região do Jaíba. Na unidade em Contagem, o movimento começa cedo e quem já conhece a origem dos produtos sabe onde estão os melhores. Este é o tema do segundo vídeo da série “Jaíba, os frutos do desenvolvimento”, produzida e exibida pela Agência Minas esta semana.

Limão, banana, manga, maracujá e mamão são alguns dos alimentos produzidos pelos agricultores do projeto Jaíba e procurados pelos clientes da Ceasaminas. Todos os produtos são frescos, colhidos e embarcados no mesmo dia. A banana prata é o carro-chefe, mas outras frutas também ganham destaque, como a manga Palmer. Quase 100% da produção comercializada na unidade de Contagem vêm do Jaíba.

A produção do Norte do estado é a única de Minas monitorada na pré-venda. Todas as frutas são vistoriadas antes de chegar ao consumidor. Esse trabalho é feito pela Jica, uma agência criada pelo Governo de Minas em parceria com o governo japonês.

Os produtores que se associam à agência passam a receber relatórios diários apontando os problemas e indicando as medidas que devem ser tomadas. As vistorias não custam custa nada e, no final, quem sai ganhando é a população, que tem à mesa um produto sempre fresco e de qualidade.

Em uma área de 107 mil hectares localizada, dentre outros municípios, em Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso e Nova Porteirinha, na região Norte do estado, o projeto Jaíba, do Governo de Minas, conta com imensos canais de irrigação que levam a água do rio São Francisco até as plantações.

A exportação dos produtos do Jaíba será o tema da última reportagem da série, a ser exibida no sábado (25). A região é a maior produtora e a principal exportadora do estado. O limão Taiti e a manga Palmer são vendidos pra vários países e, em breve, a banana prata também será exportada.

Acesse a Agência Minas para acompanhar as reportagens e clique no vídeo ao lado para assistir à segunda reportagem da série. Clique aqui para assistir ao primeiro vídeo da série, exibido no último sábado (18).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato