Minas por Região
Educação

13h43min - 30 de Setembro de 2013 Atualizado em 09h10min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Série Boas Práticas mostra ação de conscientização sobre a reciclagem de diversos materiais

Projeto é desenvolvido com alunos do Reinventando o Ensino Médio da Escola Estadual Odilon Behrens, em Guanhães

Para muitos, o descarte seria o destino certo, mas na Escola Estadual Odilon Behrens, em Guanhães, no Vale do Rio Doce, o que seria lixo ganha outra aplicação. Revistas, livros velhos e galões se transformam em lixeiras e os pneus de veículos, em molduras para o jardim. E é esta ação consciente desenvolvida pelos estudantes do ensino médio, o tema da série Boas Práticas desta semana.

O projeto “Conhecendo o lixo” é desenvolvido pelos alunos do Reinventando o Ensino Médio que cursam a área de empregabilidade Meio Ambiente e Recursos Naturais. “Em sala de aula, nós damos aulas teóricas onde vamos tratar assuntos referentes não só ao lixo, mas toda uma problemática que o projeto de meio ambiente envolve”, explica o professor de Meio Ambiente, Fabrício Mourão Mesquita.

A partir das discussões em sala, os estudantes começam as intervenções no ambiente escolar. As lixeiras confeccionadas são colocadas nas salas de aula, no pátio e outras dependências no ambiente escolar. “É um trabalho de engajamento mesmo. Eles propõem, fazem o projeto, se envolvem e defendem suas ações. Inclusive no nosso caso, que está relacionado à preservação do espaço escolar. Eles hoje são os multiplicadores dessa ideia”, avalia a diretora da escola, Adriana Santana.

Com essa mudança de postura, o que mudou também foi a “cara” da escola. “Hoje eu tenho muito orgulho da minha escola, de perceber que as pessoas podem mudar onde vivem. Elas podem mudar o nosso ambiente, não só na escola, mas qualquer outro lugar”, conclui a estudante Sara Generoso.

Série Boas Práticas

Os vídeos da série Boas Práticas têm duração de dois minutos e são exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas. É uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação em parceria com a emissora. O material também está disponível no youtube da Secretaria de Estado de Educação e pode ser visto no Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato