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18h16min - 29 de Junho de 2007 Atualizado em 10h59min - 29 de Junho de 2013

Aécio Neves entrega novo complexo viário da MG-010

Governador entregou à população dois novos viadutos do complexo viário construído na rodovia MG-010, no trevo de Lagoa Santa. O complexo permitirá o escoamento melhor do tráfego próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e de Lagoa Santa. Toda a obra da Linha Verde está prevista para ser concluída até o final do ano, com investimento de R$ 375 milhões do Tesouro do Estado.

BELO HORIZONTE (29/06/07) – O governador Aécio Neves entregou à população, nesta sexta-feira (29), dois novos viadutos do complexo viário construído na rodovia MG-010, no trevo de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O complexo, considerado o emblema da Linha Verde pelas formas arrojadas dos viadutos, permitirá o escoamento melhor do tráfego próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e de Lagoa Santa. Toda a obra da Linha Verde está prevista para ser concluída até o final do ano com investimento de R$ 375 milhões, recursos integralmente do Tesouro do Estado.

“Estamos entregando parte substantiva da obra da Linha Verde. A obra permitirá um escoamento melhor do tráfego em toda essa região, em especial na região próxima à Lagoa Santa e a vários outros municípios que também serão beneficiados. Essa obra é o mais importante vetor de desenvolvimento econômico de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e vem acompanhada de outros investimentos de municípios vizinhos”, afirmou o governador, em entrevista.

Aécio Neves ressaltou que a obra da Linha Verde é o maior investimento viário realizado pelo Governo do Estado na RMBH nos últimos 30 anos. Com a finalização da MG-010 prevista para os próximos dois meses, restará apenas a conclusão das obras nos entroncamentos da Avenida Cristiano Machado com o Anel Rodoviário e com a Avenida Bernardo Vasconcelos.

“Esse é o maior investimento viário dos últimos 30 anos feito na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma obra que busca trazer não apenas conforto e segurança àqueles que vivem nessa região, mas permite o desenvolvimento econômico mais acelerado. A nossa expectativa é que a parte ainda em construção, mais complexa porque demanda muita obra de arte, de esgoto, de saneamento, que é a parte que liga com o Anel Rodoviário, até o final do ano, estará pronta”, disse.

Arquitetura arrojada

A MG-010 está com 98% de suas obras finalizadas - 22 quilômetros de um total de 24 quilômetros liberados ao tráfego -, com investimento de R$ 130 milhões. Os dois viadutos estão localizados na altura do Km 30 da rodovia e foram construídos para melhorar o acesso ao município de Lagoa Santa para quem trafega no sentido Aeroporto/Belo Horizonte e para quem trafega no sentido Lagoa Santa/Belo Horizonte. Um dos viadutos tem forma arrojada, em semicírculo, e vão livre de 65 metros. As duas obras receberam investimento de R$ 8,19 milhões e consumiram quase 4 mil metros cúbicos de concreto e 770 toneladas de aço.

Em todo o percurso da MG-010, foram implantados sete viadutos, 11 passarelas de pedestres e 3 passagens de pedestres em viadutos. A iluminação da rodovia já está com os postes instalados em trecho de 18 quilômetros. O projeto de paisagismo da MG-010, já autorizado pelo Governo de Minas, está em fase de licitação.

Salto de desenvolvimento

Durante a solenidade de entrega do complexo viário, Aécio Neves destacou que a Linha Verde será indutora do desenvolvimento da RMBH já que possibilitará a atração de novos investimentos para a Região Norte da capital mineira. Além de atrair novas empresas para a região e municípios vizinhos, a via expressa permitirá melhor fluidez no tráfego reduzindo o tempo de percurso entre o Centro de Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional, em Confins.

“A Linha Verde é indutora do crescimento econômico, da geração de renda e empregos em toda a Região Metropolitana. Ela vem acompanhada de inúmeros outros investimentos na área da segurança pública, na área de educação, na área da saúde. Belo Horizonte se prepara para um grande salto, para criar a infra-estrutura necessária à atração de novos investimentos e mais empregos. Minas tem a expectativa e se planeja para isso, para vir a ser o estado brasileiro que na próxima década mais vai crescer e mais empregos vai gerar”, afirmou.

Metrô e aeroporto

O governador afirmou que os investimentos do Estado na Linha Verde consolidam a capital mineira como destino de novos investimentos. Segundo ele, é necessário que o governo federal também atenda outras demandas da RMBH na área de transporte, como a conclusão do metrô da capital e a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

”Essa obra consolida a nossa capital como o destino extremamente propício a importantes novos investimentos. É preciso, por parte do governo federal, investimentos no metrô de Belo Horizonte, na ampliação da pista e do terminal de passageiros do Aeroporto Tancredo Neves em Confins, na mesma velocidade com que estão vindo os investimentos do Estado”, afirmou.

Tráfego liberado

Aécio Neves liberou o tráfego de veículo nos dois viadutos, acompanhado do secretário de Transporte e Obras Públicas, Fuad Noman, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Élcio Monteze, e de representantes do consórcio Cowan/Barbosa Melo, responsável pela obra. Ele foi recebido por crianças de escolas de Lagoa Santa, lideranças comunitárias e empresários que comemoraram a finalização da obra. Ao lado das autoridades e de populares, Aécio Neves percorreu a pé o viaduto de retorno a Lagoa Santa.

Com a inauguração do complexo viário do trevo de Lagoa Santa, o Governo do Estado conclui a quinta grande obra da Linha Verde. No início de março, foram inaugurados o Boulevard Arrudas, a Praça Rui Barbosa e liberada a primeira pista do viaduto da Cristiano Machado sobre a rua Jacuí e a avenida Silviano Brandão. A segunda pista foi aberta em abril, concluindo a primeira das seis intervenções previstas para a avenida.

No final de maio, foi entregue à população inédito complexo viário em três níveis construído no cruzamento entre as avenidas Cristiano Machado e José Cândido da Silveira. O complexo viário é formado por dois viadutos e uma trincheira.

Detalhamento das obras do novo complexo viário da MG-010

Viaduto de acesso de Lagoa Santa à MG-010

Extensão: 155 metros

Largura: 15,2 metros

Volume total de concreto: 2.438 metros cúbicos

Volume total de aço: 468 toneladas

Vãos livres de 45 metros e 65 metros (central)

Viaduto de retorno da MG-010 para Lagoa Santa

Extensão: 155 metros

Largura: 8,8 metros

Volume total de concreto: 1.466 metros cúbicos

Volume total de aço: 299 toneladas

Vãos livres de 45 metros e 65 metros (central)

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